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Funcionalidades 26 de dezembro de 2024
#18018 [Ordem de Trabalho] Copiar Tarefas de um Checklist
Solução
Visando melhorar a usabilidade do usuário e simplificar seus passos, criamos um processo para "Copiar Tarefas de um Checklist" na Ordem de Trabalho.
Para Utilizar
Primeiramente é necessário ter um checklist criado. Pode se ter um checklist sem um ativo/grupo de ativo específico, ou pode ser especificado, como na imagem abaixo:
Na ordem de trabalho, acesse a engrenagem e o processo estará disponível. Lembrando que a Ordem de Trabalho deve estar em estado "Esboçado".
No processo para copiar as tarefas na Ordem de Trabalho, somente será exibido checklists que possuam o mesmo ativo ou não possuam ativos preenchidos.
Pronto! Agora as tarefas e recursos da checklist selecionada estarão presentes na sua OT.
#18060 [Integração PIX] - Novo campo Histórico
Solução
Foi criado um novo campo chamado "Histórico" na janela "Cobrança PIX":
A partir desta atualização, o histórico das cobranças PIX será registrado exclusivamente nesta janela, deixando de ser registrado no "Título Bancário".
#18211 [Lista de Embarque] Impressão Consolidada de NFe de Transporte
Solução
Adicionamos na impressão consolidada de documentos, na lista de embarque, a possibilidade de também imprimir a nota de transporte vinculada a expedição.
Para Utilizar
Na engrenagem, acesse o processo "Impressão Consolidada de Documentos" e selecione a "Quantidade de Cópias da NFe Transporte" que desejar imprimir. Caso haja alguma Nota de Transporte vinculada a alguma expedição presente na lista, essa nota será impressa.
#18243 [Relatório] Alíquota e CST PIS e COFINS
Solução
Criamos um novo relatório para incluir informações de PIS e COFINS, que são originadas das janelas "Documento Fiscal de Entrada" e ""Documento Fiscal de Saída", para documentos completos e/ou autorizados.
O relatório agrupa as informações dos dois impostos por CFOP, CST e Alíquota.
Para Utilizar
Acesse o relatório pelo menu, selecione os parâmetros desejados e execute.
#18291 [Classificação Fiscal] Aplicar Regras Fiscais
Solução
Identificamos necessidade em sobrescrever regras fiscais em notas de entrada para os impostos ICMS, IPI, PIS e COFINS. Além disso, tornou-se necessário calcular e apurar aproximadamente o valor de recuperação fiscal dos produtos.
Para Utilizar
Apenas serão aplicadas as regras para os “Tipos de Documento” onde o campo "Forçar Regra Tributária" esteja preenchido com "Sim", porém este campo será visível apenas quando a flag "Documento Fiscal" estiver marcada.
Filtros
Foi criada a janela "Configuração Fiscal", com acesso através do Menu, onde será possível filtrar as Configurações Fiscais criadas por "Organização", "CFOP", "Parceiro de Negócios" e "NCM", sendo "Organização" e "CFOP" obrigatórios:
A prioridade do filtro criado será a seguinte:
- ORG (Organização), CFOP, NCM e PN (Parceiro de Negócios) - todos preenchidos;
- ORG, CFOP e NCM preenchidos - PN nulo;
- ORG, CFOP e PN preenchidos - NCM nulo;
- ORG e CFOP preenchidos - NCM e PN nulos.
Sobrescrever Regras Fiscais
Será possível sobrescrever regras fiscais da "Linha de Fatura" em notas de entrada para os impostos "ICMS", "IPI", "PIS" e "COFINS", para isso, sempre que uma linha for salva, caso o sistema encontre uma "Configuração Fiscal" que corresponda com a linha atual, irá sobrescrever os impostos na linha localizados no campo "Imposto Brasileiro".
Caso mais de uma "Configuração Fiscal" seja encontrada, será considerada a ordem de prioridade do filtro mencionada no tópico Filtros.
Ao marcar a flag Ajustar o ICMS que indica se deve haver alguma mudança referente ao ICMS da Linha da Fatura (Fornecedor), habilita os campos:
- Sobrescrever o CST do ICMS: indica se o CST do ICMS da Linha da Fatura (Fornecedor) deve ser alterado;
- CST ICMS: quando "Sobrescrever o CST do ICMS" for verdadeiro, o CST informado neste campo sobrescreverá o CST do ICMS da Linha da Fatura (Fornecedor);
- Zerar a Alíquota do ICMS: indica se a Alíquota do ICMS deve ser definida para 0 (zero) na Linha da Fatura (Fornecedor);
- Zerar o Valor Base do ICMS: indica se a Base de Cálculo do ICMS deve ser definida para 0 (zero) na Linha da Fatura (Fornecedor).
Ao marcar a flag Ajustar o IPI que indica se deve haver alguma mudança referente ao IPI da Linha da Fatura (Fornecedor), habilita os campos:
- Sobrescrever o CST do IPI: indica se o CST do IPI da Linha da Fatura (Fornecedor) deve ser alterado;
- CST IPI: quando "Sobrescrever o CST do IPI" for verdadeiro, o CST informado neste campo sobrescreverá o CST do IPI da Linha da Fatura (Fornecedor)
- Zerar a Alíquota do IPI: indica se a Alíquota do IPI deve ser definida para 0 (zero) na Linha da Fatura (Fornecedor);
- Zerar o Valor Base do IPI: indica se a Base de Cálculo do IPI deve ser definida para 0 (zero) na Linha da Fatura (Fornecedor).
Marcar a flag Ajustar o PIS que indica se deve haver alguma mudança referente ao PIS da Linha da Fatura (Fornecedor), habilita os campos:
- Forçar o PIS: indica se a Linha da Fatura (Fornecedor) deve ser tributada pelo PIS. Quando verdadeiro, caso o imposto não exista, ele será criado;
- Sobrescrever o CST do PIS: indica se o CST do PIS da Linha da Fatura (Fornecedor) deve ser alterado;
- CST PIS: quando "Sobrescrever o CST do PIS" for verdadeiro, o CST informado neste campo sobrescreverá o CST do PIS da Linha da Fatura (Fornecedor). Se "Forçar PIS" for verdadeiro, o CST utilizado neste campo será utilizado na criação da nova linha do imposto PIS, caso ele não exista;
- Sobrescrever a Alíquota do PIS: indica se a Alíquota do PIS da Linha da Fatura (Fornecedor) deve ser alterado;
- Alíquota do PIS: quando "Sobrescrever a Alíquota do PIS" for verdadeiro, a Alíquota informada neste campo sobrescreverá a do PIS da Linha da Fatura (Fornecedor). Se "Forçar PIS" for verdadeiro, a Alíquota utilizada neste campo será utilizada na criação da nova linha do imposto PIS, caso ele não exista;
- Sobrescrever a Base de Cálculo do PIS: indica se a Base de Cálculo do PIS deve ser sobrescrita com o valor Mercadorias + Despesas + Seguros + IPI + ST;
- Deduzir o ICMS da Base de Cálculo do PIS: somente disponível quando a flag anterior estiver marcada.
Marcar a flag Ajustar o COFINS que indica se deve haver alguma mudança referente ao COFINS da Linha da Fatura (Fornecedor), habilita os campos:
- Forçar o COFINS: indica se a Linha da Fatura (Fornecedor) deve ser tributada pelo COFINS. Quando verdadeiro, caso o imposto não exista, ele será criado;
- Sobrescrever o CST do COFINS: indica se o CST do COFINS da Linha da Fatura (Fornecedor) deve ser alterado;
- CST COFINS: quando "Sobrescrever o CST do COFINS" for verdadeiro, o CST informado neste campo sobrescreverá o CST do COFINS da Linha da Fatura (Fornecedor). Se "Forçar COFINS" for verdadeiro, o CST utilizado neste campo será utilizado na criação da nova linha do imposto COFINS, caso ele não exista;
- Sobrescrever a Alíquota do COFINS: indica se a Alíquota do COFINS da Linha da Fatura (Fornecedor) deve ser alterado;
- Alíquota do COFINS: quando "Sobrescrever a Alíquota do COFINS" for verdadeiro, a Alíquota informada neste campo sobrescreverá a do COFINS da Linha da Fatura (Fornecedor). Se "Forçar COFINS" for verdadeiro, a Alíquota utilizada neste campo será utilizada na criação da nova linha do imposto COFINS, caso ele não exista;
- Sobrescrever a Base de Cálculo do COFINS: indica se a Base de Cálculo do PIS deve ser sobrescrita com o valor Mercadorias + Despesas + Seguros + IPI + ST;
- Deduzir o ICMS da Base de Cálculo do COFINS: somente disponível quando a flag anterior estiver marcada, indica se o valor do imposto ICMS deve ser deduzido da Base de Cálculo do COFINS.
Crédito de Impostos
Será possível configurar se os impostos "ICMS", "IPI", "PIS" ou "COFINS" serão considerados na execução do processo "Calcular a Recuperação de Impostos", que realiza cálculo aproximado de recuperação fiscal dos produtos. Ao marcar a flag Creditar Impostos no Custo, habilitará as flags:
- Creditar ICMS no Custo: indica se o valor dos campo "Imposto a Recuperar (Compra)" e "Imposto a Deduzir (Devolução)" (aba "Apuração de Recuperação de Impostos > Recuperação de Impostos por Produto") devem considerar o ICMS;
- Creditar IPI no Custo: indica se o valor dos campo "Imposto a Recuperar (Compra)" e "Imposto a Deduzir (Devolução)" (aba "Apuração de Recuperação de Impostos > Recuperação de Impostos por Produto") devem considerar o IPI;
- Creditar PIS no Custo: indica se o valor dos campo "Imposto a Recuperar (Compra)" e "Imposto a Deduzir (Devolução)" (aba "Apuração de Recuperação de Impostos > Recuperação de Impostos por Produto") devem considerar o PIS;
- Creditar COFINS no Custo: indica se o valor dos campo "Imposto a Recuperar (Compra)" e "Imposto a Deduzir (Devolução)" (aba "Apuração de Recuperação de Impostos > Recuperação de Impostos por Produto") devem considerar o COFINS.
Foi disponibilizada no menu nova janela chamada "Apuração de Recuperação de Impostos":
Sua função é permitir que o usuário possa fazer cálculos APROXIMADOS do valor de crédito que o cliente acumulou em Notas Fiscais de compra de material e perdeu em Notas Fiscais de devolução destes materiais comprados.
No cabeçalho, o usuário deve informar o período de datas que ele deseja executar a apuração. Ao executar o processo "Calcular a Recuperação de Impostos", a aba "Apuração de Recuperação de Impostos > Recuperação de Impostos por Produto" será populada.
Criado novo processo "Calcular a Recuperação de Impostos" e disponibilizado na janela "Apuração de Recuperação de Impostos":
A execução do processo segue os seguintes passos:
- Busca por todos os Produtos que sejam estocados e que se adequem aos filtros definidos pelo usuário:
A Organização definida no cabeçalho corresponde apenas ao registro, sendo assim, não é a utilizada no filtro. A Organização considerada para filtro será a preenchida no parâmetro ao executar o processo.
- Busca por todas as linhas de Documentos Fiscais que se adequem aos seguintes requisitos:
- O valor do campo "Estado do Documento" (LBR_DocFiscal.DocStatus), do cabeçalho do Documento Fiscal, seja "Completado".
- O valor do campo "Status NFe " (LBR_DocFiscal.lbr_NFeStatus), do cabeçalho do Documento Fiscal, seja "100-Autorizado o uso da NF-e".
- O valor do campo "Organização" (LBR_DocFiscal_Line.AD_Org_ID), da Linha do Documento Fiscal, respeite o parâmetro "Organização" do processo.
- O valor dos campos "Tipo de Operação" (LBR_DocFiscal.ide_tpNF) e "Finalidade emissão NF-e" (LBR_DocFiscal.ide_finNFe) seja "0 - Entrada" e "1- NF-e Normal" (documentos fiscais da compra de material), ou, "1 - Saída" e "4 - Devolução" (documentos fiscais de devolução da compra de material).
- O valor do campo "Data e Hora de Emissão" (LBR_DocFiscal.ide_dhEmi) estar entre o período descrito nos campos "Período de Apuração" (COF_RecuperacaoImposto.COF_PeriodoApuracaoDe) e "Período de Apuração Até" (COF_RecuperacaoImposto.COF_PeriodoApuracaoAte) do cabeçalho do registro em que o processo foi executado.
- Por fim, o processo realiza os cálculos para preencher os campos da aba "Apuração de recuperação de Impostos > Recuperação de Impostos por Produto".
Será apresentado no Imposto o seguinte resultado:
- Imposto Total a Recuperar =
[Imposto a Recuperar (Compra) - Imposto a Deduzir (Devolução)]
- Imposto Médio a Recuperar =
[Imposto Total a Recuperar / (Quantidade Comprada - Quantidade Devolvida)]
- CMV Projetado =
[Valor da Mercadoria Comprada com Impostos - Valor da Mercadoria Devolvida com Impostos - Imposto Total a Recuperar)/(Quantidade Comprada - Quantidade Devolvida]
- Percentual de Recuperação =
[Imposto Médio a Recuperar / (( Valor da Mercadoria Comprada com Impostos - Valor da Mercadoria Devolvida com Impostos)/(Quantidade Comprada - Quantidade Devolvida))]
#18297 [Ocorrência Bancária] Criar campo custódia
Solução
Adicionamos o campo "Custódia" na janela "Ocorrência Bancária" para as ocorrências do tipo Título Protestado e Ocorrência. Quando uma custódia for definida, ao executar o retorno do CNAB e houver uma ocorrência com custódia especificada, essa informação será refletida na programação de pagamento da fatura.
#18324 [Controle de Abastecimento] Melhorias
Diagnóstico
Visando manter um processo de constante evolução, criamos algumas melhorias para realização do Controle de Abastecimento, com novas funcionalidades para atender melhor as necessidades do usuário de realizar uma boa gestão.
Solução
Na janela Combustível, criamos um campo para vincular um produto ao combustível, que será usado para gerar fatura e/ou estoque de uso interno.
Criamos um campo chamado "Tipo de Abastecimento", para indicar se o abastecimento realizado e do tipo Interno ou Externo.
Também foi criado os campos de Km por Litro e Custo Médio por KM, que funcionam da seguinte forma:
- O Km por Litro será calculado com base no último registro do controle de abastecimento criado para o mesmo equipamento e mesmo combustível (Km por Litro = (Nova Quilometragem - Última Quilometragem)/Litros).
- O Custo Médio por Km será calculado após o Km por Litro ("Custo Médio por KM" = (Preço Unitário / Km por Litro))
Portanto, ao criar o primeiro registro de controle de abastecimento, ambos os campos que calculam a quilometragem estarão vazios, ao criar o segundo para o mesmo equipamento e combustível, irá calcular no anterior e apresentar o resultado no atual.
Anterior:
Atual:
Também foram criados dois novos processos:
- Gerar Fatura
- Gerar Estoque de Uso Interno
Gerar Fatura:
O processo gera uma Fatura (Fornecedor) utilizando os parâmetros fornecidos e o Parceiro de Negócios inserido no controle de abastecimento.
Se a Finalidade for preenchida, a fatura será criada com a finalidade preenchida na linha.
Se a Finalidade não for preenchida, utilizar o produto cadastrado no combustível selecionado para criar a linha na fatura.
Para ambas as situações:
- Quantidade: Litros
- Preço: Preço Unitário
Completar a Fatura e preencher o ID no novo campo "Fatura" do controle de abastecimento.
Gerar Estoque de Uso Interno:
O processo deverá gerar um Estoque de Uso Interno utilizando os parâmetros fornecidos e o Parceiro de Negócios do controle de abastecimento.
Criar uma nova linha de uso interno, com a finalidade do parâmetro, o produto do combustível e a Qde de Uso Interno = Litros. Completar o Estoque de Uso Interno e preencher o ID no novo campo "Estoque de Uso Interno" do controle de abastecimento.
Para Utilizar
Crie um novo registro e insira as informações necessárias. Caso inserido um equipamento, irá trazer o combustível e placa se estiverem configurados nele.
A Quilometragem deve ser preenchida com o KM atual do equipamento, os Litros com a quantidade que foi abastecida e o preço unitário com o valor do Litro.
O Valor Total será calculado automaticamente, multiplicando Litros x Preço Unitário.
Ao rodar o processo de gerar fatura (Pode ser selecionada uma finalidade, ou deixar vazio para acatar o produto informado no combustível)
Para gerar o uso interno:
No próximo abastecimento para o mesmo veículo com o mesmo combustível, o KM por Litro e Custo médio serão calculados.
Atual:
Anterior:
#18490 [Pedido de Compra] Retirar Reservas de Estoque
Solução
Implementamos no processo Reprocessar Pedido no Pedido de Compra a opção para Retirar Reservas de Estoque.
Para Utilizar
Acesse o processo na engrenagem e selecione para retirar as reservas de estoque.
Ao executar, as reservas presentes no campo "Quantidade no Pedido", serão retiradas, zerando o valor do campo
#18498 [Conciliação de Cartão] - Conciliação de Venda
Diagnóstico
As operadoras disponibilizam mensalmente planilhas com os dados das transações de cartão, dessa forma é possível importar no sistema para conciliar os recebimentos. Porém, algumas empresas possuem vendedores externos com máquinas de cartão, o que torna necessária a conciliação diária.
Solução
Como as operadoras de cartão disponibilizam outra planilha de importação, foram implementadas melhorias no BrERP que possibilitam realizar dupla checagem, sendo uma em face à venda e a outra face ao recebimento.
Foram realizadas as seguintes melhorias:
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Na janela "Operadoras de Cartão"
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Foi criado o campo "Tipo de Conciliação" do tipo lista com as seguintes opções:
- Cartão (Padrão);
- Venda.
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Criado campo "Operadora de Venda" que está visível apenas quando o "Tipo de Conciliação" for "Cartão", exibindo apenas "Operadoras" com o "Tipo de Conciliação" igual a "Venda";
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Na janela "Conciliação de Recebimentos em Cartão" foi criada a flag "Venda Conciliada";
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Na "Info de Conciliação de Recebimentos em Cartão" foi criado novo parâmetro não obrigatório chamado "Venda Conciliada";
Para Utilizar
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Ao executar o processo de importação para uma "Operadora" em que o "Tipo de Conciliação" seja igual a "Venda", caso encontre o Recebimento referente o processo, a flag "Venda Conciliada" será marcada;
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Ao executar o processo de importação para uma "Operadora" em que o "Tipo de Conciliação" seja igual "Cartão", são possíveis três situações:
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Caso o campo "Operadora de Venda" estiver preenchido, considerará registros dessa operadora, assim não importará da planilha registros que já tenham sido importados anteriormente;
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Se processo encontrar algum registro e o campo pagamento estiver preenchido, este registro será marcado como conciliado;
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Caso o processo não encontre o registro, é criado um registro novo e caso seja encontrado um pagamento, o marca como conciliado.
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