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Manutenção de Ativos

O processo de manutenção de ativos trata-se do planejamento e gestão de um conjunto de atividades a serem executadas em um cronograma previamente programado, visando maximizar a disponibilidade, confiabilidade e eficiência dos ativos. Dentro do BrERP o Planejamento e Controle da Manutenção é estruturado da seguinte forma:

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Em que:

  • Ativo: dispositivos físicos utilizados no processo industrial ou de transporte, como equipamentos, veículos e maquinários.
  • Métrica de Prevenção: é uma medida ou indicador utilizado como gatilho para acionar ações preventivas ou corretivas (por exemplo, a quilometragem de um veículo ou as horas operacionais de um equipamento)
  • Checklist de Processo: lista detalhada de tarefas a serem realizadas pelo executante da ordem de manutenção.
  • Cronograma de Manutenção: plano de manutenção detalhado que define quando as atividades serão realizadas em um equipamento, pode ser parametrizado por métricas ou por períodos, e reúne as informações necessárias para geração da Ordem de Manutenção.
  • Ordem de Manutenção: documento formal utilizado para registrar e gerenciar um serviço de manutenção. Descreve as atividades específicas que precisam ser realizadas pelos técnicos.

Execução: geração de ordem por Cronograma de Manutenção

Tipo de Documento: O tipo de documento será utilizado nas Janelas de Cronograma de Manutenção Preventiva, Requisição de Ordem de Trabalho e na Ordem de Trabalho. Quando não preenchido no Cronograma ou na Requisição, o que será preenchido na Ordem de trabalho será o tdd cadastrado como padrão.

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Cadastro de Ativo:

Acesse a janela “Ativo” e preencha os campos obrigatórios. Para o cadastro do ativo é necessário já ter um cadastro do produto e de um grupo de ativo

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Na janela de ativos é possível realizar os apontamentos relacionados a métrica Acesse a aba “Métrica de Prevenção” e vincule a métrica cadastrada previamente.

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O campo “Valor Total” é atualizado conforme os apontamentos. Para isso acesse a aba “Apontamento de Métricas”

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Informe a data e Insira os apontamentos do dia no campo “valor”.

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Cadastro Métrica de Prevenção Acesse a janela “Métrica de Prevenção”, o campo “Nome” é o tipo de medida para o ativo (Km, tonelada, horas). O campo “Day Maximum” é a leitura máxima permitida por dia.

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Cadastro de Checklist de processos Acesse a janela “Checklist de Processos” e preencha as informações do cabeçalho Na sequência acesse a aba “Tarefas do Checklist” para cadastrar a sequência de atividades a serem realizadas.

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Insira as tarefas conforme desejado. Na aba “recursos do checklist” é possível inserir os recursos necessários para as tarefas (opcional)

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Cadastro de Cronograma de Manutenção Acesse a janela “Cronograma de Manutenção Preventiva” Um cronograma pode ser programado por meio de métricas e por meio de agenda. Onde ficará registrado as próximas ações e a última realizada para aquele ativo.

Por meio de métrica

Preencha as informações do cabeçalho, em que:

  • Intervalo: valor de intervalo que deve ser realizado a métrica. Exemplo: a cada 50 Km deve ser verificado a calibragem dos pneus.
  • Faixa: limite máximo e mínimo de tolerância para o intervalo. Exemplo: a calibragem pode ser verificada com 45 km ou até 55 Km, ou seja, uma faixa de 5 Km.
  • Próxima MP: previsão de qual a quilometragem será realizado a próxima manutenção. Exemplo: o carro estava com 50 Km quando foi realizado a última MP, assim a próxima será quando ele tiver com 100 Km.
  • Uso: Será uma média de Km rodado por dia, é o resultado da divisão do valor total das métricas apontadas pelos dias entre esse apontamento. Exemplo: Foi apontado duas métricas: uma de 30 Km no dia 01 e outra de 20 km no dia 08, com um total das métricas apontadas de 50 km, durante 7 dias, nesse caso, o uso será de 7,14.
  • Data da última OT: é a data em que foi realizada a última Ordem de Trabalho. Os campos: Próxima MP, uso e data da última OT, serão atualizados após gerado o processo.

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Para relacionar o checklist criado anteriormente com o cronograma, basta ir até a engrenagem e selecioná-lo (a aba “Tarefas de MP” será preenchida automaticamente)

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Por meio de agenda

Preencha as informações do cabeçalho, em que:

  • Intervalo: valor de intervalo de datas que deve ser realizado na próxima OT. Exemplo: após 7 dias da data do último processamento é agendado a Data da próxima execução.

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Para relacionar o checklist criado anteriormente com o cronograma, basta ir até a engrenagem e selecioná-lo (a aba “Tarefas de MP” será preenchida automaticamente).

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Feito esses passos, a Ordem de Manutenção está pronta para ser gerada, conforme os procedimentos a seguir.

Gerar Ordem de Trabalho Preventivas: Acesse a janela “Gerar Ordens de Trabalho (OTs) Preventivas” Campo: Núm. Período:

  • para gerar uma ordem da semana vigente é colocado o número 0.
  • Para gerar ordem de uma semana é colocado o número 1 e assim sucessivamente

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Na sequência será apresentado a quantidade de ordens geradas e disponíveis para aprovação:

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Aprovar Ordem de Trabalho Preventivas Acesse a janela “Aprovação de Manutenção Preventiva

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Ordem de Trabalho A ordem de manutenção é gerada de acordo com os parâmetros selecionados no cronograma.

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Para completar a ordem de manutenção, é necessário antes completar as tarefas, conforme forem realizadas.

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Na sequência retorne para tela principal da ordem de venda, clique na engrenagem > “Processar Ordem de Trabalho” > “Completo”

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Execução: Geração de ordem por Requisição:

Além da geração de ordens de manutenção via os Planos de Manutenção, também é possível a geração por meio de requisições, geralmente utilizado para demandas pontuais, conforme a seguir:

Geração de Requisição de Ordem de Trabalho Antes de realizar esse procedimento é necessário, ter cadastrado um CheckList de Processos e um Ativo, conforme instrui os passos 2.2 e 2.3 respectivamente. Acesse a janela “Requisição de Ordem de Trabalho” e preencha os campos obrigatórios

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Salve e complete o documento

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Aprovação de requisição Acesse a janela “Aprovação de Requisição de Ordem de Trabalho (OT)” Selecione a requisição gerada e clique em “Gerar OT”

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Ordem de Manutenção A tratativa da ordem de manutenção é a mesma informada no tópico Ordem de Trabalho

Apontamento de Recursos em Ordens de Manutenção:

Para cada linha de Tarefa da Ordem de Manutenção, é possível cadastrar um ou mais recursos que serão utilizados durante a execução da ordem. Acesse a aba “Recursos da OT” da Ordem de Trabalho, é possível utilizar o campo “Produto” ou o campo “Recurso”, sendo o primeiro controlado por estoque. Insira o Produto e informe a quantidade a ser utilizada

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Criando estoque de uso interno

Ainda com o status da ordem de Trabalho como “esboçado”, e com o estado das tarefas da mesma “Completed” clique na engrenagem e “Criar Estoque de Uso Interno”

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Preencha as informações da janela que será aberta de acordo com a situação e confirme:

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Na sequência acesse a janela “Estoque de Uso Interno”, um novo registro terá sido criado. Complete o registro e o estoque será consumido:

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Emissão Relatório Detalhes de Manutenções de Ativo:

O relatório apresenta as manutenções realizadas em um determinado período em um ativo ou grupo de ativos e as respectivas informações operacionais e financeiras. É do tipo “cubo” sendo possível configurar um formato específico de visualização das informações, conforme a necessidade de obtenção dos dados.

Principais Parâmetros

  • Data da Transação: data programada da Ordem de Trabalho
  • Estado do Documento: Status da ordem de Trabalho (completado, esboçado, em progresso…)
  • Ativo: Selecione o ativo desejado
  • Grupo de Ativo: Selecione o grupo de ativo desejado
  • Requisição de Ordem de Trabalho: Para casos em que a ordem tenha sido gerada via requisição
  • Tipo de Requisição: Possível selecionar entre Corretiva e Preventiva para casos em que a ordem tenha sido gerada via requisição

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Principais colunas

  • Grupo de Ativo
  • Ativo
  • Tipo de Documento: descreve o tipo de ordem conforme realizado o cadastro (manutenção preventiva, manutenção seletiva, manutenção preditiva)
  • Produto: produto utilizado para execução da ordem, que foi cadastrado na aba “Recursos da OT”, é possível realizar a baixa do estoque deste produto
  • Recurso: Recurso utilizado para execução da ordem, que foi cadastrado na aba “Recursos da OT”
  • Quantidade do Recurso: Quantidade de recurso utilizado para execução da ordem, que foi cadastrado na aba “Recursos da OT”
  • Valor de Custo: Custo referente ao recurso utilizado para execução da ordem, que foi cadastrado na aba “Recursos da OT”

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