Emissão de NFe - Complemento de Impostos
A Nota Fiscal Complementar de Impostos serve para suplementar dados de impostos que foram emitidos com dados menores que os reais. Ou seja, juntando a nota normal com a nota complementar, tem-se como resultado a operação real.
Para emitir uma NF de complemento de impostos no BrERP, siga os passos abaixo:
1.Crie um tipo de documento para fatura (cliente), onde:
1.1 A flag Gera contas a pagar/receber deve estar desmarcada caso não movimente o financeiro, ou seja, não irá lançar uma conta a receber, e uma finalidade deve ser selecionada para baixar o valor da fatura.
1.2 A finalidade de emissão da NF deve estar preenchida como Complementar
1.3 O CFOP deve estar cadastrado na aba CFOP, tem que ser o mesmo CFOP da NF a ser complementada.
-
Crie a fatura para o mesmo parceiro de negócios e mesmo tipo de transação. Já o produto pode ser usado um dos produtos da NF original, ou até mesmo ser criado um produto de complemento.
-
1 Na linha da fatura preencha o valor do produto com 0,001, assim será levado apenas o valor do imposto para o documento fiscal.
2.3 Ajuste os CSTs dos impostos no imposto brasileiro na linha da fatura, tem que ser o mesmo da NF a ser complementada, porém com valores zerados, no caso do imposto a ser complementado preencha com a alíquota, valor da base de cálculo e valor do imposto, e a flag manual tem que estar marcada.
3.Complete a Fatura e através do “Zoom” consulte o documento fiscal gerado.
-
Reative o documento fiscal, clicando na engrenagem em ação do documento, reativar.
-
Acesse a aba Dados Produtos/Serviços, e no campo “Item Compõe Valor Total da NF-e” preencha: Valor Não Compõe Total da NF-e.
- Preencha a aba documento referenciado com o dados da NF a ser complementada.
- Verifique o valor dos impostos, complete o documento fiscal, gere XML e transmita a NF.