Instrução para gerar SPED Fiscal
Instrução com o passo a passo para gerar o SPED Fiscal no BrERP:
1. Apuração dos Impostos - ICMS, ICMS ST, PIS, COFINS E IPI
Como gerar apuração, acesse aqui
Apuração de Impostos tem por finalidade apurar todos os impostos contabilizados em um determinado período as operações de entrada e saída, a apuração é gerada com base nos documentos fiscais de entrada e saída.
Para que seja possível gerar a apuração de impostos deve ter configurado a Classificação Fiscal, veja qui como configurar.
Siga os passos abaixo para gerar a apuração de impostos:
Abra a janela Apuração de Impostos e preencha os campos:
Organização: Selecione a organização da apuração, ao criar um novo registro o sistema acata a organização logada e os campos CNPJ, Inscrição Estadual, UF e Nome da Organização já são preenchidos.
**Chave de Busca:**A chave para localizar o registro, caso não seja preenchida, o sistema irá criar uma chave automática.
Nome: Nome para facilitar a busca da apuração. Campo não obrigatório.
Simples Nacional: A flag só deve ser marcada para apurar organizações que estão no regime simples nacional. Veja aqui como apurar o simples nacional.
Tipo da Apuração: Selecione o período da apuração - Mensal, Quinzenal, Anual, Semanal, Decendial.
Inscrição Estadual Substituta: Selecionar a Inscrição Substituta caso tenha e apenas para apurar o imposto ICMS ST.
Do dia: Data inicial da apuração.
Ao dia: Data final da apuração.
Número da Guia: O número da guia de recolhimento. Campo não obrigatório.
Data de Vencimento: Data de vencimento da guia.
Apuração Anterior: Selecione a apuração anterior para trazer o saldo anterior (quando tiver saldo credor)
Depois de preenchido os campos necessários, clique no botão “Apurar Imposto” para gerar a apuração:
Ao gerar a apuração o sistema vai calcular valor do crédito, valor do débito e o saldo a recolher do imposto:
Na aba "Entradas'' irá mostrar todos os documentos fiscais de entrada lançados no período selecionado. E na aba “Saídas” irá mostrar todos os documentos fiscais de saída lançados no período selecionado.
A aba ajuste de apuração permite lançar valores de ajuste da apuração, para fazer
um ajuste preencha os campos:
Tipo de Ajuste: Apuração ou documento, caso selecionado o documento irá habilitar os campos do documento fiscal para preenchimento.
Código de Ajuste: Selecione o código de ajuste, o mesmo deve estar cadastrado na janela Classificação de Ajuste.
Os campos Classificação, Tipo, Código da Impressão e Descrição da Impressão serão preenchidos automaticamente de acordo com o código de ajuste selecionado.
Valor: Preencher o valor do ajuste.
A aba Guia de Recolhimento permite cadastrar a guia de recolhimento do imposto,
para o imposto ICMS ST a guia pode ser gerada automaticamente:
OBS 1: Na apuração do imposto ICMS ST - Após efetuar a apuração do ICMS ST, clique na engrenagem e selecione a opção Gerar Guias Bloco E250:
Preencha o Código da Obrigação e o Código da Receita:
Códigos informados pela contabilidade (obter informação com o escritório) Será gerada uma guia para cada nota que apurou o ICMS ST
● Em detalhes do registro, em Guia de Recolhimento:
Depois gerada a apuração e os valores apresentados estiverem corretos, complete a apuração clicando na engrenagem, na opção Completar Apuração.
*Se necessário realizar alterações em apurações já completadas, basta reativar o documento clicando na engrenagem na opção Reativar Apuração.
OBS 2: Para gerar SPED é necessário efetuar a apuração de todos os impostos incidentes sobre vendas (ICMS, ICMS ST, PIS, COFINS e IPI).
Encerramento de Estoque Bloco H.
O que é o Bloco H no SPED Fiscal?
O Bloco H destina-se a informar o inventário físico do estabelecimento, devendo ser utilizado por todos os estabelecimentos que mantêm mercadorias em estoque.
Ir para a tela de encerramento dos estoques Bloco H, como segue:
Criar um novo registro em , informe a data de fechamento e salvar o registro.
Entrar na engrenagem e gerar informações de fechamento:
preencher a tela a seguir:
Elemento de Custo = Fatura média
Tipo de Custo = Custo Produto Médio
Em detalhe do registro, clique em Informações de Fechamento - lista todos os produtos e os saldos de estoques no período selecionado.
Se precisar ajustar algum valor (quantidade, valor unitário, saldo, valor), ir na linha do produto e alterar as informações e salvar as alterações:
Fechamento de Estoque Bloco K
O que devo informar no bloco K?
“O Bloco K (Controle da Produção e do Estoque) se destina a prestar informações mensais da produção e do respectivo consumo de insumos. Bem como o saldo do estoque escriturado, relativo aos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e pelos atacadistas.”
Criar um novo registro em , informe a data de fechamento e salvar o registro.
Entrar na engrenagem e criar estoque escriturado:
na tela seguir, preencher
Tipo = Armazém
Grupo contábil do Produto => selecionar o número de grupo de produtos que deseja gerar saldo para o bloco K
Normalmente são gerados para os grupos - Matéria Prima, Produtos em Processo,
Produtos Acabados e outros grupos relacionados ao processo produtivo.
Esse processo gera um grupo por vez, então precisa repetir o processo até incluir todos os grupos de produtos relacionados à produção.
Após “puxar” estoque de todos os grupos, ir em detalhe do registro, clique em “Estoque Escriturado Bloco K200”:
- As instruções a seguir (3.1 e 3.2) serão efetuadas somente se houver correções de apontamentos de períodos anteriores: ● Registro K280: tem como objetivo escriturar a correção de apontamento de estoque de período de apuração anterior, escriturado no registro 0200 ● Registro K270: utilizado para correção de apontamento dos registros K210, K220, K230, K250 e K260 feitos em períodos anteriores. ● Registro K275: utilizado para correção de apontamento e retorno de insumos dos registros K215, K220, K235, K255 e K265 feitos em períodos anteriores.
Correção de Estoque K280 caso houver
O que é o registro K280?
“O registro K280 é denominado como "Correção de apontamento - Estoque escriturado", e tem o objetivo escriturar correção de apontamento de estoque escriturado em períodos de apuração anteriores ao período de apuração atual, relativo ao registro K200.”
Editar o produto que se deseja efetuar a correção e clicar em “correção de estoque K280”:
Indicar:
- Data do estoque final
- o produto que vai ser alterado
- código chave do produto
- indicador de tipo de estoque
- a quantidade a ser corrigida positiva ou negativa do saldo informado anteriormente
- salvar o registro
Correção Apontamentos Bloco K (se houver)
Ir para a tela “Correção de Apontamento Bloco k”:
Para efetuar uma correção no registro K270 é preciso apresentar as seguintes informações do registro que será corrigido:
- Organização.
- Data inicial e final do período de apuração.
- Produto.
- Código do item - campo chave do cadastro do produto.
- Quantidade corrigida positiva ou negativa.
- Origem da correção (indicar 1 dos 9 apontamentos) para identificar o registro que será corrigido.
Seguir para o Registro de Correção Bloco K275, se for o caso:
O registro K275 é denominado como "Correção de apontamentos e retornos de insumos nos registros K215, K220, K235, K255 e K265, e tem como objetivo escriturar correções de apontamentos em períodos de apuração anteriores ao período de apuração atual, relativo aos registros filhos informados acima e vinculados ao K270.
Para efetuar uma correção no registro K275 é preciso apresentar as seguintes informações do registro que será corrigido:
- Código do produto - campo chave do cadastro do produto.
- Quantidade corrigida positiva ou negativa.
- Código do insumo substituído caso ocorra substituição nos registros K235 e K255.
SPED Fiscal (EFD) - geração do arquivo mensal
O Sped Fiscal – EFD ICMS/IPI é uma obrigação acessória que tem como norte a escrituração fiscal digital das informações referentes à apuração do ICMS e IPI, usando assim, o cadastro dos produtos movimentados no período, cadastro de clientes e fornecedores, notas fiscais de entrada e saída, entre outras informações.
O SPED Fiscal é entregue no formato de um arquivo digital (em texto), que precisa ser submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA), fornecido pelo próprio SPED. Após essa verificação, o arquivo digital precisa ser assinado, utilizando uma certificação emitida por uma entidade credenciada.
As informações que pertencem ao SPED Fiscal se referem a:
- Registros fiscais de entrada e saída (mercadorias, insumos, transportes, serviços com ICMS);
- Apuração de impostos;
- Cadastros de produtos, estabelecimento, clientes, fornecedores;
- Informações adicionais;
- Dados de produção (o que foi produzido, o que entrou e o que saiu;
- Estoque / inventário;
- CIAP – Controle de Crédito de ICMS (Ex: quais foram os equipamentos utilizados para produção que geraram crédito para sua empresa?);
- Informações específicas de alguns setores (combustível, energia elétrica, usinas). Quais informações são primordiais na geração do arquivo?
É importante a verificação de algumas informações, conforme listamos a seguir:
- Total das entradas (Valor Contábil, Base de Cálculo e Valor do ICMS);
- Total das saídas (Valor Contábil, Base de Cálculo e Valor do ICMS);
- Débitos, créditos e saldos do ICMS;
- Entradas e saídas detalhadas por CFOP;
- Valor total das operações de vendas realizadas por cartão de débito e crédito, discriminados por administradora;
- Se o CST de ICMS está sendo informado conforme o enfoque do declarante (por exemplo, se o declarante não apura Substituição Tributária, o CST dos itens que são ST devem ser sempre informado com o CST 060);
- Caso a empresa adquira produtos diretamente do produtor rural, deve ser informado o registro de informação sobre valores agregados. Ir para a tela SPED Fiscal (BrERP):
Configurar a tela para a geração de Sped Fiscal apenas a 1ª vez, por organização.
Informar:
Organização
Indicador de Tipo de Atividade - Industrial ou Equiparado a Industrial ou outros
Versão do Leiaute - Obter informação no Ato Cotepe (verificar layout adequado à organização no Manuais e Guias Práticos do SPED
Esquema Contábil - Configuração Contábil - Grupo
Finalidade - Remessa do Arquivo Original ou substituto
Perfil de Apresentação - Perfil A, B ou C
“O perfil de enquadramento determina os registros a serem apresentados. Regra geral, o perfil “A determina a apresentação dos registros de forma mais detalhada e o perfil “B” trata as informações de forma sintética (totalizações por período: diário e mensal). Já o perfil “C”, implementado a partir de 01/01/2013, será utilizado para a apresentação de escriturações mais simplificadas.”
Período de apuração Do dia: xx/xx/xxxx Ao dia: xx/xx/xxxx
Ir para Detalhe do Registro
Ir em cada bloco do SPED e flegar os registros a serem entregues, conforme a atividade da empresa, tipo jurídico, regime tributário, etc.
Obter informação com a contabilidade sobre quais registros precisam ser enviados para cada bloco, pela empresa que está sendo configurado o SPED
Após flegar todos os registros que precisam ser gerados, ir no Bloco H do SPED e preencher o número do registro gerado anteriormente, no item Encerramento de Estoque Bloco H
Bloco H do SPED
Informar o ID, gerado anteriormente referente ao encerramento Bloco H, e a data do encerramento do período.
Em seguida, ir para o Bloco K e informar o ID do registro Fechamento do Bloco K, gerado anteriormente vide item Fechamento de Estoque Bloco K
Informar no Bloco K do SPED EFD:
Enfim, retornar ao cabeçalho do SPED para geração do SPED Fiscal do período.
e clicar em
OBS 1: Para a geração do SPED dos próximos meses basta alterar o período de apuração, atualizar os IDs do Bloco H e Bloco K e gerar o SPED do período.
O sistema irá gerar um novo arquivo xml do período indicado e anexá-lo em , sem substituir os outros arquivos gerados anteriormente.
os arquivos são anexados em ordem crescente (do mais antigo para o mais atual), sendo que o arquivo mais recente está por último (abaixo):
Esse arquivo gerado deve ser baixado na área de trabalho ou outra pasta, para validação no PVA.
5. Validador EFD ICMS IPI - Programa Validador e Assinador (PVA)
Escrituração Fiscal Digital - EFD ICMS IPI — Português (Brasil)
Ao importar o arquivo e validá-lo poderão surgir alguns erros e avisos que devem ser verificados/ajustados até a validação final, sem inconsistências, para envio do mesmo ao fisco.
A Escrituração Fiscal Digital é um dos SPED que gera maior quantidade de erros devido à quantidade de tabelas e especificidade dos registros.
Os erros mais comuns podem ser classificados em função do objeto a que se referem, tais como: tributos, produtos, participantes.
Devem ser analisados caso a caso e, se possível, corrigidos na origem do registro.