Período e ano Civil
Assista o vídeo a seguir para melhor compreensão: Vídeo
O período e ano civil determina ao sistema quais serão períodos (periodicidade) dos lançamentos, assim como tem por objetivo restringir lançamentos.
Para configurá-lo acesse a janela Período e Ano Civil.
1. Calendário
Crie ou edite um calendário, este é o ponto de referência para todas as demais amarrações do Período e Ano Civil.
2. ANO
Cadastre o ano, clique em Criar Períodos.
Insira a data de Inicio e pressione OK.
3. Período
São os intervalos de tempo que deseja-se controlar/apurar. Geralmente são os meses do ano, mas poderia por exemplo ser Semanas, Bimestres, Quinzenas etc. No Período esta amarrados os tipos de documentos base, assim podemos restringir o lançamento de um tipo específico. Exemplo: Todos os lançamentos para o mês 02/2016 estão bloqueados, exceto para extratos bancários.
Quando forem criados novos tipos de documentos após o calendário ser configurado, será preciso incluí-lo em Controle de Períodos.
4. Dias não úteis
Esse cadastro é usado quando na condição de pagamento configura-se os vencimentos para o próximo dia útil.