Alocação Automática de Créditos
Esta documentação apresenta instruções para configurar e utilizar a alocação automática de crédito no BrERP. Com essa funcionalidade, uma fatura gerada é automaticamente baixada e alocada pelo sistema, utilizando o crédito disponível do cliente. Para isso, o sistema verifica a custódia utilizada e compara os valores disponíveis do cliente, conforme definido na configuração dos Tipos de Documento.
Configuração da Custódia
- Acesse a janela Custódia e crie um novo documento
- Marque a flag “Alocação Automática de Crédito”
- O campo Tipo de Crédito permite que a custódia seja direcionada a uma operação específica, podendo ser:
- Recebimento: A custódia irá consumir apenas saldo de recebimentos do de Parceiro de Negócios.
- Memorando de Crédito AR: Irá consumir apenas saldo de memorandos do Parceiro de Negócios.
- Ambos: Pode consumir qualquer um dos dois tipos de saldo. Quando “Ambos” o campo Ordem de Alocação será habilitado, permitindo escolher qual dos tipos de saldo devem ser esgotados primeiro, antes de consumir o outro
Configuração TDD de recebimento
- Crie um novo TDD para recebimento (Tipo de Base de Documento = Recibo AR).
- Marque a flag Crédito para Alocação Automática.
Geração de um recebimento antecipado
- Crie um novo recebimento selecionando o parceiro de negócio que realizou o pagamento.
- Informe o valor do pagamento.
- Complete o documento.
Geração da ordem de venda
- Crie uma ordem de venda para o parceiro que possui o recebimento a ser alocado.
- Selecione a custódia criada para alocações automáticas.
Observe que, no painel de informações rápidas (canto superior direito), o vendedor pode visualizar o total de recebimentos disponíveis para o cliente. Esse valor já considera outras Ordens de Venda concluídas, desde que tenham custódia configurada para o consumo de crédito.
Para ordens de venda que possuem 2 custódias diferentes, é necessário informar no cabeçalho da OV a custódia que irá complementar a alocação automática. E na sequência informar as parcelas na programação de pagamento, conforme abaixo:
Ao gerar e completar a fatura dessa Ordem de Venda, será realizado automaticamente a alocação da fatura com o recebimento ou memorando em aberto.