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Alocação Automática de Créditos

Esta documentação apresenta instruções para configurar e utilizar a alocação automática de crédito no BrERP. Com essa funcionalidade, uma fatura gerada é automaticamente baixada e alocada pelo sistema, utilizando o crédito disponível do cliente. Para isso, o sistema verifica a custódia utilizada e compara os valores disponíveis do cliente, conforme definido na configuração dos Tipos de Documento.

Configuração da Custódia

  • Acesse a janela Custódia e crie um novo documento
  • Marque a flag “Alocação Automática de Crédito”
  • O campo Tipo de Crédito permite que a custódia seja direcionada a uma operação específica, podendo ser:
    • Recebimento: A custódia irá consumir apenas saldo de recebimentos do de Parceiro de Negócios.
    • Memorando de Crédito AR: Irá consumir apenas saldo de memorandos do Parceiro de Negócios.
    • Ambos: Pode consumir qualquer um dos dois tipos de saldo. Quando “Ambos” o campo Ordem de Alocação será habilitado, permitindo escolher qual dos tipos de saldo devem ser esgotados primeiro, antes de consumir o outro

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Configuração TDD de recebimento

  • Crie um novo TDD para recebimento (Tipo de Base de Documento = Recibo AR).
  • Marque a flag Crédito para Alocação Automática.

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Geração de um recebimento antecipado

  • Crie um novo recebimento selecionando o parceiro de negócio que realizou o pagamento.
  • Informe o valor do pagamento.
  • Complete o documento.

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Geração da ordem de venda

  • Crie uma ordem de venda para o parceiro que possui o recebimento a ser alocado.
  • Selecione a custódia criada para alocações automáticas.

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Observe que, no painel de informações rápidas (canto superior direito), o vendedor pode visualizar o total de recebimentos disponíveis para o cliente. Esse valor já considera outras Ordens de Venda concluídas, desde que tenham custódia configurada para o consumo de crédito.

Atenção

Para ordens de venda que possuem 2 custódias diferentes, é necessário informar no cabeçalho da OV a custódia que irá complementar a alocação automática. E na sequência informar as parcelas na programação de pagamento, conforme abaixo:

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Ao gerar e completar a fatura dessa Ordem de Venda, será realizado automaticamente a alocação da fatura com o recebimento ou memorando em aberto.

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