CNAB
O BrERP nos da a possibilidade de emitirmos boleto e através do arquivo de Remessa de CNAB podemos enviar esses boletos para o banco, com isso quando o Cliente pagar o Título "Boleto", podemos fazer a leitura do arquivo de Retorno para darmos baixa do mesmo no BrERP.
- Para iniciarmos a configuração, precisamos primeiramente cadastrar um banco e sua conta no Sistema. Vamos acessar a janela "Banco" e cadastrar o mesmo.
- Nome: Nome do banco que estamos cadastrando
- Endereço: Endereço da Agencia Bancaria
- Número de Rastreio: É o código do banco, no exemplo utilizamos o número do Bradesco
- Após o cadastro do Banco, vamos clicar na Aba "Conta", para cadastrarmos a Agencia/Conta.
- Nome: É o nome da agencia.
- Núm. Conta: Preencher com o número da conta da Empresa
- Saldo Atual: Esse campo ele será atualizado automaticamente de acordo com os Extratos Bancários criado
- Vamos agora criar uma Sequência de Documento, esse passo será muito importante para a hora que criarmos a Integração Bancaria, aqui é onde vamos definir qual o próximo número do boleto que será gerado, o exemplo criado é para quando está começando a trabalhar com esse banco e nunca emitiu nenhum boleto.
- Nome: Nome para identificação dessa sequência.
- Auto Numeração: Para o sistema controlar automaticamente o próximo número que será gerado.
- Incremento: Para definir quantos número será incrementado da próxima vez que for gerado o arquivo "Boleto".
- Próximo Número: Define qual é o próximo número a ser gerado.
- Caso não for gerar CNAB pelo BrERP, pule para o próximo passo, Item 5. Aqui vamos fazer configuração para gerar o arquivo de Remessa de CNAB para o Banco. Acesse a janela Configuração de CNAB e crie uma nova com o Nome do Banco e do Tipo de Operação "Remessa". Fazer o mesmo para CNAB de Retorno, trocando o Tipo de Operação para "Retorno".
- Na Aba Cabeçalho é onde configura as informações da Empresa emitente dos Boletos para leitura do banco.
- Na Aba Detalhes é onde configura os dados dos boletos que foram gerados para serem enviados ao banco.
- Na Aba Trailler é os dados para fechar o arquivo de CNAB.
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Integração Bancaria, nesse momento vamos definir os dados da conta para geração do Boleto, Número da Agencia, Conta Bancaria:
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Feito essas configurações, o próximo passo é cadastrar as ocorrências bancarias. Acesse a Janela "Ocorrência Bancaria".
- Importante aqui é tomar cuidado e informar o Tipo da Ocorrência correta.
Dicas Importantes:
1- Na configuração de CNAB, na Aba Detalhes declarar uma variável no Primeiro registro no campo "Identificador da Operação" chamado de "LINENO", essa variável será utilizada no ultimo registro para contar o número de linhas, no ultimo registro colocamos no campo "Roteiro de Script" o seguinte comando "@COUNTSUM.LINENO@".
2- Na configuração de CNAB quando for informação que é constante, utilizar o campo Logica Padrão junto com o campo Tipo de Dados "Constante".