Cancelamento e Carta de Correção
Quando for necessário cancelar uma nota ou fazer uma carta de correção, siga os passos abaixo:
- Abra a janela Evento NFe e preencha os campos
Tipo de Evento: Selecione o tipo de evento - Cancelamento ou Carta de Correção. As demais opções da lista são usadas no processo de DF-e
Documento Fiscal: Preencha o número do documento fiscal (nota fiscal) que será feito o cancelamento ou carta de correção.
Data do Documento: Preencha com a data e hora em que o documento fiscal foi transmitido (ver campo data da transação no documento fiscal)
Descrição: Preencha o motivo do cancelamento ou o que está sendo corrigido. A descrição deve ter no mínimo 15 caracteres.
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Depois de preenchida as informações necessárias, clique na engrenagem/botão > Ação do Documento > Completo.
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Quando o estado do documento estiver como completado, significa que o cancelamento ou correção foi realizado com sucesso!
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Após completado o documento será exibida a opção de “Estornar Documentos”, este botão permite estornar de forma simples todos os documentos envolvidos ao Documento fiscal quando cancelar, sendo eles: Fatura, Expedição e Ordem de Venda.
Basta informar a Ação do documento desejada nos respectivos campos.
Para imprimir o cancelamento ou carta de correção, clique no ícone da impressora.
Para evento de cancelamento, a sequência do documento não pode ser maior que 1, então caso a sequencia seja 2, por exemplo, significa que já existe outro evento de cancelamento não completado.