Processo de Envio/Retorno de Remessa Bancária (CNAB)
Dentro do BrERP podemos realizar o envio de remessas bancárias ao banco para registro dos boletos emitidos dentro do sistema, esse processo permite cadastrar de forma simples os títulos emitidos.
É importante lembrar que para realizar esse processo o cliente deve informar à equipe de analistas da implantação quais os bancos utilizados para emissão de boletos bem como o contato do gerente ou responsável pela conta da empresa, pois será necessário criar a integração bancária entre o sistema e o banco.
Execução
Acesse a Tela “Geração CNAB” pelo campo de busca do sistema;
Na tela aberta informe o seguinte parâmetros de filtro:
- Organização: Define de qual foram emitidos boletos;
- Integração Bancária: Define para qual banco será gerada a remessa;
- Faturada/Pedido: Define o período no qual foi feito o faturamento referente aos boletos;
- de Negócios: Define um cliente específico para se buscar os boletos;
- Documento Fiscal: Define um documento fiscal específico para se buscar o boletos;
- Situação do Título: Define se serão exibidos boletos com remessa gerada ou não, caso seja marcado como “Sem CNAB”, serão apresentados boletos que não tiveram sua remessa gerada, caso marcado como “CNAB Gerado”, serão apresentados boletos que tiveram sua remessa gerada anteriormente;
Após informados os parâmetros de busca, selecione dentre os boletos apresentados quais gostaria de enviar ao banco e clique no botão exportar localizado na parte inferior da tela.
Com isso teremos concluído o processo dentro do sistema, agora basta enviar o arquivo gerado para o banco correspondente.
Quando os boletos forem pagos ou sofrerem alguma ocorrência no banco podemos gerar o Retorno da remessa para atualizar dentro do sistema as situações de cada boleto, para isso acesse a tela de “Retorno CNAB - 240/400” no campo de busca do sistema.
Na tela aberta, informe os campos da seguinte forma:
- Integração Bancária: Selecione o Banco que retornou o arquivo;
- Nome do Arquivo: Clique no botão laranja à esquerda para buscar pelo arquivo de retorno que será carregado;
Confirme o processo clicando em OK
Nos primeiros meses após a implantação do sistema, será necessário realizar o retorno das remessas dentro do BrERP e também do sistema anterior utilizado, isso se deve por conta dos boletos emitidos em outro sistema não serem transferidos, precisando ser dado baixa ainda dentro do anterior.