Fazer um Pagamento/Recebimento
Dentro do BrERP o Pagamento e Recebimento são responsáveis por realizar a movimentação das contas bancárias cadastradas e por consequência, atualizar o extrato bancário registrado no sistema. Para que uma fatura seja dada baixa (não fique em aberto) é necessário realizar a alocação de um pagamento ou de um recebimento a ela para que o saldo aberto seja fechado.
Sempre é possível conferir faturas em aberto por meio do Relatório de Itens em Aberto e Pagamentos/Recebimentos pendentes de alocação por meio do Relatório de Pagamentos não Alocados.
Assista o vídeo a seguir para melhor compreensão: Vídeo
Execução
Para criar um novo pagamento ou recebimento acesse a janela e crie um novo registro.
Preencha os campos conforme orientações abaixo:
- Tipo de Documento: Define o tipo de registro gerado, como por exemplo: Pagamento Antecipado, Recebimento Antecipado, etc;
- Conta Bancária: Informa a conta na qual ser á feita a transferência;
- Descrição: Informar os detalhes desejados;
- Centro de Custo: Confirmar com o setor financeiro qual o centro de custo correto para cada lançamento;
- Plano financeiro: Confirmar com o setor financeiro qual o centro de custo correto para cada lançamento;
- Valor do Pagamento: Valor do lançamento a ser feito;
Lançamento de Recebimento com Juros
Para casos onde a transação for realizada com juros, seguir os seguintes passos:
Informar o Número da Fatura, com isso irá aparecer automaticamente o Parceiro de Negócios;
Selecione a Programação de Pagamento correta da Fatura selecionada;
Logo abaixo, no campo Valor do Pagamento, informe o valor total da transferência (com juros já incluso). Com o valor preenchido, o campo Pagamento a Maior/Menor será preenchido automaticamente com a diferença;
Quando o Valor de Pagamento for maior que o valor da fatura, sera liberado no final da janela o campo Valor dos Juros (não exibido normalmente) para ser lançado o respectivo valor;
Preenchidos todos os campos corretamente, basta salvar o registro e completar o documento;
Para dar continuidade a esse Processo, verifique a documentação sobre Alocações.