Pular para o conteúdo principal

Integração Bancária

A integração bancária é usada para configurar as informações bancárias para a geração de boleto e Cnab. Para configurar comece abrindo a janela Integração bancária no Menu Principal:

file

Preencha os campos:

Organização: selecione a organização onde vai ser feita essa integração. Nome: Nome da integração Tipo de Responsabilidade: usado quando houver fluxo de aprovação, se selecionado como Perfil ou Usuário, o campo perfil ou usuário será habilitado para seleção. Nome/Razão Social: o nome da Razão Social da empresa, esse será o nome de identificação da empresa no arquivo Cnab. Tipo de Operação: selecionar se a operação é remessa ou retorno, nesse caso preencher como remessa. Conta Bancária: Selecione a conta bancária (já cadastrada na janela banco). Os campos número da agência, número da conta, número do convênio, dígito e posto, preencha com as informações da sua conta bancária.

file file

  • Marque a flag Gerar Boleto para indicar que essa integração irá gerar boleto.
  • Marque a flag Gerar CNAB para indicar que essa integração irá gerar Cnab. Ao marcar a flag, os campos Configurações de Cnab remessa e retorno serão habilitados, selecione as configurações de remessa e de retorno (já configuradas na janela Configuração de CNAB).
  • Marque a flag Cobrança de Juros para indicar que será cobrado juros ao atrasar, ao marcar a flag irá habilitar o campo Valor do Juros/Mês para ser informado o valor do juros (valor em reais e não em percentual).
  • Marque a flag Protesto Automático para indicar que será enviado para protesto ao atrasar, ao marcar a flag irá habilitar o campo Dias para Protesto, para informar a partir de quantos dias após o atraso será enviado para protesto.
  • Marque a flag Cobrança de Multa para indicar que será cobrado multa ao atrasar, ao marcar a flag os campos Dias para Multa e Percentual de Multa (e Valor da Multa), serão habilitados, para informar a partir de quantos dias após o atraso será cobrado a multa, e o percentual ou valor da multa.
  • No campo Gerador de Dígito Verificador Informar Nome da Classe .Java que Gera o Digito Verificador. Ex: org.brerp.bancosbrasileiros.util.NossoNumeroItau
  • Os campos carteira, tipo de título, tipo de carteira, tipo de cobrança e aceite, preencher de acordo com suas informações de cobrança/integração bancária.
  • No campo Local de Pagamento preencher a praça preferencial para pagamento do boleto, essa informação será impressa no boleto.
  • Nos campos de instrução, preencher as instruções que vão ser impressas no boleto, como por exemplo multa, juros, condição de pagamento. Para as instruções de Juros e Multas, informar com a variável @juros@, @multa@. Pois os valores já foram configurados nos campos acima.
  • No Campo Sequência de Documento (Boleto), selecionar a sequência (já configurada na janela Sequencia de Documento).
  • No Campo Sequência de Arquivo (CNAB), selecionar a sequência (já configurada na janela Sequencia de Documento).

Sequência de Arquivo CNAB e boleto

Eventualmente pode ocorrer quebra na sequência dos arquivos CNABs e boletos, um exemplo comum seria gerar um arquivo CNAB e não enviar ao banco, quando for gerado um novo arquivo e enviado ao banco, o mesmo estará fora da sequência. A maioria dos bancos não aceitam arquivos fora da sequência, quando isso ocorrer acesse a Sequência de CNAB ou boleto através da janela Integração bancária ou então pela janela Sequência de Documento e faça o ajuste da sequência:

file

No campo Próximo Número faça o ajuste do próximo número da sequência.

Para mais informações sobre configuração de Cnab e sequência, acesse a página Configuração de Boleto/CNAB