Skip to main content

Processo alocações de cheque

  • Produto: BRERP
  • Versões: 5.0
  • Codigo:572713


O processo de controle de cheques e alocações as faturas em aberto é especifico e para isso os passos citados abaixo devem ser seguidos:

1° Criação do cheque na janela CONTROLE DE CHEQUE com todas as informações corretas para iniciarmos os processos.

                      **JANELA CONTROLE DE CHEQUE**

file

2° Após criação do cheque o processo deve seguir para ALOCAÇÃO DE CHEQUE, neste processo o usuário irá vincular o cheque cadastrado as faturas em aberto de um determinado parceiro de negócio. OBS: Vincular um cheque a fatura não significa baixar a fatura e sim deixar com uma amarração a ela para facilitar o depósito do cheque

Primeiramente observamos que na alocação em questão iremos incluir duas faturas uma operacional e outra normal, veja nos itens em aberto:

file

                      JANELA DE ALOCAÇÃO DE CHEQUES

Nesta Janela observamos que aparece o cheque cadastrado com o valor de R$ 3.000,00 e duas faturas a primeira de R$ 1.000,00 com centro de custo normal e outra de R$ 2.000,00 com centro de custo Operacional. Devemos selecionar o cheque e as fátuas e processar a atualização de data de programação: file file

Após este processo o cheque e as faturas irão sumir da tela pois já estão vinculadas. file OBS: Podemos voltar a janela de controle de cheque e verificar que foram alocadas as faturas no cheque. file

3° Agora devemos depositar o cheque na data que for real. Para isso devemos seguir o passo:

                      CONSULTA DE CHEQUES 

file Criar o pagamento através da Consulta, incluir todas as informações e verificar para qual “Conta bancária” vamos depositar o cheque, observando se é OP ou Normal e dar o ok. file Irá aparecer o número de nosso depósito “recebimento”, para verificarmos na janela de recebimento na aba alocar terá as duas faturas que alocamos e na aba alocação apenas a que corresponde a conta bancária que selecionamos: file file

Desta forma o sistema expurgou a outra fatura para o relatório “PAGAMENTOS NÃO ALOCADOS COM SALDOS NA ABA ALOCAR”, para que seja feito o troco através do processo “Criar Troco”. file

4° Geração do relatório de troco Neste relatório irá sair o mesmo numero do recebimento criado “depósito”, com nome valor e qual centro de custo foi feito desta forma temos com facilidade as informações para criação do troco. file

5° Criar troco/alocar Neste processo o usuário deve apenas colocar para onde ira o troco daquele depósito e para onde será o recebimento final, ou seja: -Se foi criado um recebimento Operacional deverá existir: 1° Pagamento para um caixa Operacional 2° Recebimento para um caixa Normal -Se foi criado um recebimento Normal deverá existir: 1° Pagamento para um caixa Normal 2° Recebimento para um caixa Operacional file

Após feito o processo o sistema cria automaticamente o troco e confronto de valores, desta forma finalizamos todos os processos de alocações, gerações e amarrações de trocos, inclusive já não irá mais aparecer no relatório de saldos a alocar


  • Data Publicação: 24/09/2018 Publicado por : Jonatas Roberto Ossuna
  • Data Revisão: 24/09/2018 Revisado por: Jonatas Roberto Ossuna