Troca de Posição de Carteira
Dentro do BrERP o Pagamento e Recebimento são responsáveis por realizar a movimentação das contas bancárias cadastradas e por consequência, atualizar o extrato bancário registrado no sistema. Para que uma fatura seja dada baixa (não fique em aberto) é necessário realizar a alocação de um pagamento ou de um recebimento a ela para que o saldo aberto seja fechado. Sempre é possível conferir faturas em aberto por meio do Relatório de Itens em Aberto e Pagamentos/Recebimentos pendentes de locação por meio do Relatório de Pagamentos não Alocados. Em certos casos pode ocorrer de o pagamento ser efetuado a um fornecedor e a mercadoria ser faturada por um CNPJ de filial do mesmo, nesses casos não é possível alocar o pagamento feito anteriormente com essa nova fatura, para isso precisamos realizar o processo de “Troca de Posição de Carteira” o qual, irá transferir a dívida da fatura da filial para o mesmo CNPJ para o qual foi feito o pagamento.
Execução Para iniciar, acesse a tela de “Lote de Pagamento/Recebimento (manual)”.
Preencha os campos conforme orientações abaixo:
- Parceiro de Negócios: Informa o parceiro da Fatura que deseja localizar;
- Fatura: Caso saiba o número da fatura dentro do sistema, é possível informar para localizar de forma mais fácil;
- Datas: Define o período de busca de faturas, podendo ser pela data faturada ou data da conta;
- Flag “Transação de Vendas”: Define se foi uma venda (marcada) ou compra (Desmarcada);
Preenchidos os campos desejados corretamente, basta atualizar o formulário, selecionar a fatura desejada e clicar no botão de processos (engrenagem) localizado na parte inferior esquerda e selecione a opção de “Troca de Posição de Carteira”;
Na tela de opções aberta, preencha os campos da seguinte forma:
- Parceiro de Negócios: Define para quem será transferida essa fatura;
- Tipo de Documento: Define o documento de fatura a ser criado para o novo Parceiro de Negócios (Normalmente a mesma já usada);
- Custódia: Forma como será paga a fatura (Normalmente a que já está na fatura original);
- Condição de Pagamento: Define as condições combinadas com o cliente (Normalmente a que já está na fatura original);
- Finalidade (Produto): Define um “motivo” para se dar baixa na fatura original, isso indica para o sistema qual conta contábil será feita a movimentação de crédito e débito;
- Finalidade (Juros): Define o plano financeiro para movimentação de juros, caso exista;
- Valor (Juros): Define o valor do juros da fatura, caso tenha;
- Ação do Documento: Define o estado de criação do documento da nova fatura;
- Descrição: Opcional para identificação.
Feito os passos acima a fatura já terá sido transferida para outro parceiro e a antiga será alocada contra a finalidade informada.