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Processo de Industrialização

A. ENTRADA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO (RECEBIMENTO) - PARA TERCEIROS

1a. INSUMOS DE TERCEIROS

Entrada

Quando o cliente solicita uma industrialização e encaminha a nota fiscal com as matérias primas necessárias, siga os passos a seguir: Primeiramente defina um armazém onde será controlado as matérias primas de terceiro, para facilitar crie um novo armazém com o nome ARMAZÉM TERCEIRO e para melhor controle crie localizadores com o nome do cliente, assim será possível ter melhor fiscalização sobre os insumos que estão entrando para a industrialização. Para criar um novo armazém, acesse a janela Armazém e Localizadores, adicione os localizadores na linha do Armazém.

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Após definir o Armazém e o localizador faça a entrada da Nota Fiscal que o cliente enviou, a mesma poderá ser feita pelo Importador de XML ou diretamente pelo Pedido de Compra. Lembre - se de selecionar o Armazém correto. Para usar o importador acesse o formulário Importar Pedido por XML.

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Para lançar o pedido de compra manualmente, acesse a janela Pedido de Compra, preencha o tipo de documento alvo que foi criado para entrada para industrialização, preencha os dados do cabeçalho e das linhas (aba Linha de PC).

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Depois de preencher as informações necessárias, clique na engrenagem-> ação do documento -> completo. Depois de completar o pedido de compra, clique novamente na engrenagem na opção Criar Recebimento de Materiais.

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Acesse o recebimento de material que foi criado, vá na Linha do Recebimento e altere o Localizador para o qual criou acima, referente ao cliente. (Será necessário fazer esse ajuste para cada linha de produto)

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Confira as informações e complete o documento clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo.

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Após completar o recebimento de material, clique na engrenagem na opção Criar Fatura à Partir do Recibo para gerar a fatura. Acesse a fatura que foi gerada, preencha dos dados da nota fiscal, e complete a fatura clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Obs: o tipo de documento da fatura pode ou não gerar contas a pagar/receber.

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Industrialização

Agora precisará gerar a ordem de produção, nesse passo será feito a industrialização solicitada pelo cliente: Abra a janela Ordem de Produção, selecione o produto a ser industrializado e o localizador do armazém onde foi recebida a matéria prima do cliente. Preencha a quantidade a ser produzida, clique no botão Criar/Atualizar Linhas de Produção e aperte OK, assim o sistema irá trazer os insumos e a quantidade necessária. Depois de produzida a ordem, clique na engrenagem -> ação do documento -> completo.

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Retorno matéria prima não utilizada na industrialização

O próximo passo é devolver ao cliente a matéria prima e o produto acabado: Abra a janela Autorização de Devolução de Material (ARM Fornecedor) e crie uma ARM para fazer a devolução da matéria prima que sobrou do cliente:

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Crie a Devolução de Material, a partir da ARM, clicando na engrenagem - > Criar Devolução à Partir da ARM, selecione o armazém que sairá os produtos, e se a devolução será gerada completada ou esboçada. Acesse a Devolução que foi gerada:

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Gere a fatura clicando na engrenagem -> Gerar Fatura à partir do Recibo.

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Acesse a fatura que foi gerada, confira as informações e complete clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo.

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Clique no zoom da fatura e acesse o documento fiscal, clique na engrenagem-> ação do documento -> reativar, para editar o documento e inserir as informações complementares necessárias. Depois complete o documento novamente clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Clique no botão gerar XML para acatar as alterações e transmita o documento através da janela Lote de NF-e.

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Retorno matéria prima usada na industrialização

Para devolver em uma nota simbólica as matérias prima usadas no processo de industrialização crie uma nova fatura fornecedor (usando o mesmo tipo de documento da anterior) e insira as matérias primas que foram utilizadas para a produção. Este passo não irá retirar os insumos do estoque, pois os mesmo já saíram ao realizar a industrialização.

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Clique no zoom da fatura e acesse o documento fiscal, clique na engrenagem-> ação do documento -> reativar, para editar o documento e inserir as informações complementares necessárias. Depois complete o documento novamente clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Clique no botão gerar XML para acatar as alterações e transmita o documento através da janela Lote de NF-e.

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Cobrança da Mão de Obra:

O último passo é criar uma Ordem de Venda para fazer a saída do material industrializado e cobrar pelo serviço (mão de obra). Abra a janela Ordem de venda, importante preencher o tipo de documento correto, o armazém onde se encontra o produto industrializado:

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Se o tipo de documento estiver configurado para gerar expedição automática, clique no zoom e acesse a expedição cliente, se não acesse o formulário Gerar Remessas Detalhada (Manual) e gere a expedição.

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Depois de gerar a expedição clique na engrenagem -> ação do documento -> completo. Acesse o formulário Gerar Faturas/Notas Fiscais (Manual) e gere a fatura.

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Clique no zoom da fatura e acesse o documento fiscal, clique na engrenagem-> ação do documento -> reativar, para editar o documento e inserir as informações complementares necessárias. Depois complete o documento novamente clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Clique no botão gerar XML para acatar as alterações e transmita o documento através da janela Lote de NF-e.

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2a - INSUMOS DE TERCEIROS E PRÓPRIOS

Ao receber uma remessa para industrialização em que será usado insumos do cliente e também insumos próprios (industria), siga os seguintes passos: Faça a entrada da remessa que o cliente enviou, a mesma poderá ser feita pelo Importador de XML ou diretamente pelo Pedido de Compra. Lembre - se de selecionar o Armazém correto. Para lançar o pedido de compra manualmente, acesse a janela Pedido de Compra, preencha o tipo de documento alvo que foi criado para entrada para industrialização, insira os dados do cabeçalho e das linhas (aba Linha de PC).

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Para facilitar crie localizadores com o nome do cliente, assim será possível ter melhor fiscalização sobre os insumos que estão entrando para a industrialização. Para criar um novo localizador, acesse a janela Armazém e Localizadores, adicione os localizadores na linha do Armazém. Depois de preencher as informações necessárias, clique na engrenagem-> ação do documento -> completo. Depois de completar o pedido de compra, clique novamente na engrenagem na opção Criar Recebimento de Materiais. Acesse o recebimento de material que foi criado, vá na Linha do Recebimento e altere o Localizador para o qual criou acima, referente ao cliente. (Será necessário fazer esse ajuste para cada linha de produto). Confira e complete o documento clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Após completar o recebimento de material, clique na engrenagem na opção Criar Fatura à Partir do Recibo para gerar a fatura.

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Acesse a fatura que foi gerada, preencha dos dados da nota fiscal, e completa a fatura clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Obs: o tipo de documento da fatura pode ou não gerar contas a pagar/rec.

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Industrialização

O próximo passo é gerar a ordem de produção, antes de criar a ordem de produção, como será usado insumos da indústria, esses insumos precisam ser movimentados para o armazém em que foram recebidas as matérias primas do cliente. Faça a movimentação na janela Movimentação de Estoque.

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Feito a movimentação crie a ordem de produção, selecione o produto a ser industrializado, esse produto deve estar previamente cadastrado e com a devida lista de material criada. Preencha a quantidade a ser produzida, selecione o localizador e onde sairá as matérias primas do mesmo.

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Depois clique no botão Criar/Atualizar Linhas de Produção, as linhas da ordem de produção serão criadas de acordo com a lista de material do produto. Concluída a ordem de produção, a complete e clique na engrenagem -> ação do documento -> completo.

Retorno da remessa

Agora será necessário gerar a nota de retorno da remessa recebida. Caso tenha sobrado matéria prima do cliente, a quantidade que não foi usada pode ser devolvida, via Autorização de Devolução de Material (ARM Fornecedor), mas se toda matéria prima tenha sido utilizada na industrialização, então deve ser gerada apenas uma nota fiscal simbólica de retorno, para isso gere apenas uma fatura cliente:

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Complete a fatura clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Clique no zoom da fatura e acesse o documento fiscal, clique na engrenagem-> ação do documento -> reativar, para editar o documento e inserir as informações complementares necessárias. Depois complete o documento novamente clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Clique no botão gerar XML para acatar as alterações e transmita o documento através da janela Lote de NF-e.

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Cobrança pela Industrialização

Para cobrar pela industrialização, crie um ordem de venda, abra a janela Ordem de venda, importante preencher o tipo de documento correto, o armazém onde se encontra o produto industrializado, selecione na linha o produto que foi industrializado, no valor deve ser incluído a mão de obra e insumos usados no processo.

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Se o tipo de documento estiver configurado para gerar expedição automática, clique no zoom e acesse a expedição cliente, se não acesse o formulário Gerar Remessas Detalhada (Manual) e gere a expedição:

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Depois de gerar e completar a expedição clicando na engrenagem -> ação do documento-> completo, acesse o formulário Gerar Faturas/Notas Fiscais (Manual) e gere a fatura.

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Clique no zoom da fatura e acesse o documento fiscal, clique na engrenagem-> ação do documento -> reativar, para editar o documento e inserir as informações complementares necessárias. Depois complete o documento novamente clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Clique no botão gerar XML para acatar as alterações e transmita o documento através da janela Lote de NF-e.

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Na janela de alocação de pagamentos, deve ser alocado a fatura da remessa recebida e a fatura de retorno da remessa, assim ficará em aberto apenas o valor que o cliente irá pagar.

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Obs: Só será necessário fazer o processo de alocação, se no tipo de documento da remessa e de retorno, a flag gera contas a pagar/receber estiver marcada, caso contrário a alocação será feita automaticamente contra a finalidade selecionada no tipo de documento.

B. REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO (ENVIO) - POR TERCEIROS

1b. INSUMOS PRÓPRIOS

Para enviar ao seu fornecedor (industrializador), uma remessa para industrialização, onde será usado apenas insumos próprios, siga os passos abaixo: Primeiramente crie uma Ordem de Venda, abra a janela Ordem de venda, selecione o tipo de documento correspondente a remessa para industrialização, o armazém de onde sairá as matérias primas, e na linha da ordem de venda (aba Linha do Pedido), insira as matérias primas:

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Se o tipo de documento estiver configurado para gerar expedição automática, clique no zoom e acesse a expedição cliente, se não acesse o formulário Gerar Remessas Detalhada (Manual) e gere a expedição.

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Depois de gerar e completar a expedição, acesse o formulário Gerar Faturas/Notas Fiscais (Manual) e gere a fatura.

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Clique no zoom da fatura e acesse o documento fiscal, se necessário fazer alterações como inserir informações complementares, clique na engrenagem-> ação do documento -> reativar, para editar o documento. Depois complete o documento novamente clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Clique no botão gerar XML para acatar as alterações e transmita o documento através da janela Lote de NF-e.

Retorno da remessa remetida a industrialização

Após a emissão da NFe, crie uma Autorização de Devolução de Material (ARM) de Cliente Devolução de Material (ARM) de Cliente. Preencha o número do Documento Fiscal e Expedição, clique no botão ‘Criar Linhas a partir de’ e selecione todos os produtos. Clique na engrenagem -> ação do documento -> completo.

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Com a ARM (Cliente) Completada, vá na engrenagem e clique em ‘Criar devolução a partir de uma ARM’, irá aparecer uma tela (imagem abaixo), selecione a Ação do Documento como Preparar e escolha o armazém que utiliza para industrialização.

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Acesse a Devolução e para melhor acompanhamento das matérias primas, vá na linha de recebimento e altere o Localizador referente ao cliente (Será necessário fazer esse ajuste para cada linha de produto).

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Confira as informações e complete o documento clicando na engrenagem -> ação do documento -> Completo.

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A cada nota que o fornecedor devolver faça o procedimento abaixo:

  • Vá na janela de Fatura (Cliente).
  • Clique em + (Novo Registro).
  • Insira o Parceiro de Negócios .
  • Selecione o TDD (Tipo de Documento), neste caso utilizaremos o Memorando de crédito.
  • Insira as informações da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

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  • Após clique no botão ‘Criar linhas a partir de’.
  • No combo Remessa/Recebimento, selecione a Devolução que criou no passo anterior.
  • Irá abrir uma tela conforme a imagem abaixo, selecione os produtos que recebeu e digite a quantidade, após clique em OK, assim irá criar as linhas da fatura.

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  • Verifique as informações e a complete clicando na engrenagem -> Ação do documento -> Completo.

Entrada do material industrializado e mão de obra:

Ao receber a nota fiscal de retorno de industrialização que contenha a produção, crie uma fatura (fornecedor), preencha os dados da nota fiscal, e complete clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Assim será gerado apenas a despesa.

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Acesse a Alocação de Pagamento, insira o Parceiro de Negócios e selecione todas as Faturas referentes aos insumos para que assim um abata o outro.

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Produção do produto final

Com as matérias primas que retornaram e o produto industrializado será necessário gerar uma ordem de produção, para isso: Crie um produto (janela Produto), com a flag produzido, insira a lista de materiais com todos os insumos e o produto industrializado.

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Com isso faça uma Ordem de Produção (janela Ordem de Produção) com o novo produto e insira a quantidade que foi industrializada. Ao completar a ordem de produção clique na engrenagem -> ação do documento -> completo, o produto irá entrar no estoque e estará pronto para ser vendido.

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2b. INSUMOS PRÓPRIOS E TERCEIROS

Quando for preciso enviar uma remessa em que será usado insumos do fornecedor, além dos insumos próprios, siga os passos abaixo: Crie uma Ordem de Venda, abra a janela Ordem de venda, selecione o tipo de documento correspondente a remessa para industrialização, o armazém de onde sairá as matérias primas, e na linha da ordem de venda (aba Linha do Pedido), insira as matérias primas:

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Se o tipo de documento estiver configurado para gerar expedição automática, clique no zoom e acesse a expedição cliente, se não acesse o formulário Gerar Remessas Detalhada (Manual) e gere a expedição.

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Depois de gerar e completar a expedição, acesse o formulário Gerar Faturas/Notas Fiscais (Manual) e gere a fatura. Clique no zoom da fatura e acesse o documento fiscal, se necessário fazer alterações como inserir informações complementares, clique na engrenagem-> ação do documento -> reativar, para editar o documento. Depois complete o documento novamente clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo. Clique no botão gerar XML para acatar as alterações e transmita o documento através da janela Lote de NF-e.

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Retorno da Remessa

Após a emissão da NFe, crie uma Autorização de Devolução de Material (ARM) de Cliente. Preencha o número do Documento Fiscal e Expedição, clique no botão ‘Criar Linhas a partir de’ e selecione todos os produtos. Clique na engrenagem -> Ação do documento -> Completo.

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Com a ARM (Cliente) Completada, vá na engrenagem e clique em ‘Criar devolução a partir de uma ARM’, irá aparecer uma tela (imagem abaixo), selecione a Ação do Documento como Preparar e escolha o armazém que utiliza para industrialização.

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Acesse a Devolução e para melhor acompanhamento das matérias primas, vá na linha de recebimento e altere o Localizador referente ao cliente (Será necessário fazer esse ajuste para cada linha de produto).

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Confira as informações e complete o documento clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo.

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A cada nota que o fornecedor devolver faça o procedimento abaixo:

  • Vá na janela de Fatura (Cliente).
  • Clique em + (Novo Registro).
  • Insira o Parceiro de Negócios.
  • Selecione o TDD (Tipo de Documento), neste caso utilizaremos o Memorando de crédito.
  • Insira as informações da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

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  • Após clique no botão ‘Criar linhas a partir de’.
  • No combo Remessa/Recebimento, selecione a Devolução que criou no passo anterior.
  • Irá abrir uma tela conforme a imagem abaixo, selecione os produtos que recebeu e digite a quantidade, após clique em OK, assim irá criar as linhas da fatura.

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  • Verifique as informações e a complete clicando na engrenagem -> Ação do documento -> Completo.

Entrada do material industrializado e mão de obra:

Para o recebimento do material industrializado, valor cobrado pelo serviço e insumos usados pelo fornecedor, crie uma fatura (fornecedor), preencha os dados da nota fiscal, e completa a fatura clicando na engrenagem -> Ação do documento -> Completo.

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Produção produto final

Crie uma ordem de produção para gerar o seu produto final, para isso o produto final deve estar cadastrado e deve possuir uma lista de material, as matérias primas próprias e do fornecedor incluindo o produto industrializado.

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Na ordem de produção selecione o produto final, a quantidade a ser produzida e selecione o localizador, todas matérias primas precisam estar no mesmo localizador.

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Clique no botão Criar/Atualizar Linhas de produção, as linhas serão criadas de acordo lista de material do produto. Ao completar a ordem de produção clicando na engrenagem -> ação do documento -> completo, o produto irá entrar no estoque e estará pronto para ser vendido, podendo ser movimentado para outro armazém se necessário. Na janela de alocação de pagamentos, selecione a fatura de remessa e fatura de retorno e aloque uma com a outra, ficará em aberto apenas o valor a ser pago ao fornecedor referente a mão de obra.

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Obs: Só será necessário fazer o processo de alocação, se no tipo de documento da remessa e de retorno, a flag gera contas a pagar/receber estiver marcada, caso contrário a alocação será feita automaticamente contra a finalidade selecionada no tipo de documento.