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Certificado Digital

Autor: Fernanda Souza

Data de criação: 23/12/2019

Data de revisão: 27/06/2023

Revisor: Ellem Cristina Ferraciolli

Para configurar um novo certificado digital modelo A1, acesse a janela Certificado Digital, preencha os campos conforme destacado na imagem abaixo:

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  1. Selecione o Tipo de Certificado: PKCS#12;
  2. Preencha o Nome do certificado.
  3. Preencha o Pseudônimo (pode ser o nome da empresa);
  4. Preencha a Senha do Certificado;
  5. Preencha a data Válido Desde;
  6. Salve o Registro;
  7. Anexe o certificado digital: clique no ícone do clips na barra de ferramentas, carregue o arquivo e clique em ok;
  8. Valide o certificado: clique no ícone da engrenagem na barra de ferramentas, selecione a opção Validar Certificado.
    *O Pseudônimo e Válido até serão preenchidos automaticamente após clicar nesse botão.

Quando o certificado estiver validado a flag Válido ficará marcada.

1- Gerando Cadeia de Certificados (Sefaz)

Depois de configurar o certificado Digital, caso não tenha certificado de transmissão configurado, será preciso gera-lo e configura-lo. Acesse o processo Geração de Certificados NFe:

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  1. Preencha o Ambiente NF-e: Produção ou Homologação;
  2. O preenchimento da Região é opcional, caso deixe em branco irá gerar um certificado para todos os estados;
  3. Execute o processo.
  4. Ao executar o processo irá gerar o certificado, salve o mesmo em sua máquina.

Volte em na Janela Organização, Clique em Certificado de Transmissão Na janela de Certificado Digital, crie um novo Registro:

  1. Preencha o Tipo de Certificado: Java Key Store;
  2. Preencha o Nome do certificado.
  3. Preencha a data Válido Desde;
  4. Salve o Registro.
  5. Depois clique em Anexo e coloque o Certificado que foi gerado e salvo anteriormente.

OBS.: esse certificado pode ser usado para todas as organizações, caso tenha organizações em estados diferentes, gerar o certificado sem o preenchimento da região.

2- Vinculando Certificados à Organização

Após configurar os certificados, é necessário vinculá-los na Organização. Acesse a janela Organização e selecione a organização desejada.

  1. Acesse a aba Informações da Organização;
  2. Selecione o certificado digital criado no campo Certificado da Organização;
  3. Selecione o certificado de transmissão criado no campo Certificado de Transmissão.

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Para confirmar a configuração feita, acesse o processo Consulta Status NF-e, selecione a organização e execute o processo, quando a configuração estiver correta e apta para emissão de NF-e irá apresentar a mensagem conforme a imagem abaixo:

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3- Atualizando Certificado Digital

Quando o certificado digital expirar, será preciso atualizá-lo no sistema. Para isso pode ser criado um novo registo na janela Certificado Digital ou pode ser atualizado o registro do certificado antigo, para atualizar siga os passos abaixo:

  1. Acesse o certificado que irá atualizar;
  2. No anexo, exclua o arquivo do certificado antigo;
  3. Anexe o novo certificado;
  4. Preencha a Senha do certificado;
  5. Valide o certificado. (Clique no ícone da engrenagem na barra de ferramentas, selecione a opção Validar Certificado)

Dúvidas Frequentes

  • Problemas ao enviar Documento Fiscal, apresentando a mensagem: "Transport error: 403 Error: Forbidden"

    • Quando apresentada essa mensagem, a primeira ação a se tomar é regerar a cadeia de certificado, para isso volte no passo 1 e criei um novo arquivo, exclua o existente e anexe o novo, após tente novamente. Se o caso persistir, siga os demais passos abaixo:

      • Verifique a validade do certificado digital, este deve estar em vigor:

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      • Faça o teste do certificado, baixe o arquivo na máquina local e instale. Examine o caminho de Certificação

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      • Utilizar a aplicação de exemplo do Sefaz Identity: https://www.identityprd.fazenda.sp.gov.br/Sefaz.Identity.STS.Exemplo/ACs.aspx, verifique se o caminho de certificação aparece na lista de certificados raiz e após veja se todos os demais certificados do caminho de certificação aparecem na lista de certificados intermediários, todos os resultados devem ser “Ok”. Para maiores informações acesse https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sefazidentity/Downloads/Erro403.pdf e verifique o significado de cada resultado.

      • Se o erro persistir é necessário entrar em contato com a Certificadora para identificar qual o problema de seu certificado.