Verificando Histórico de Regras Tributárias
O Histórico de Regra de Tributárias no Brerp permite verificar todas as configurações de impostos que o sistema acatou para um documento – fatura, ordem venda, pedido de compra.
Muitas vezes ao configurar os impostos, o mesmo não é acatado ao gerar um documento, ou até o contrário, acata uma configuração que não deveria. Com isso os valores e alíquotas dos impostos podem ficar divergentes.
O campo Histórico de Regra de Tributárias fica na linha do documento, seja fatura, ordem de venda ou Pedido de compra.

Regra ORG
Indica que acatou a configuração de impostos à partir da janela Organização na aba Informações da Organização:

Regra NCM
Indica que acatou a configuração de impostos à partir do NCM referente ao produto da linha, essa configuração vem da janela NCM:

Regra Matriz ICMS
Indica que acatou a configuração de impostos à partir janela Matriz ICMS, mesmo passando pela matriz não significa que é a alíquota que está no documento, pois pode ser sobrescrito em outras regras:

Regra Matriz ISS
Indica que acatou a configuração de impostos à partir da janela Matriz ISS, essa regra é apenas para configuração de impostos relacionados a serviços.
Regra CFOPLine
Indica que acatou a configuração de impostos à partir do CFOP que está configurado dentro do Tipo de Documento Alvo selecionado no documento, na janela Tipo de Documento:

Regra TAXDEF
Indica que acatou a configuração de impostos à partir da janela Exceção das Configurações de Impostos, para consultar a configuração, basta copiar o número entre os colchetes e fazer uma busca avançada na janela, filtrar por Taxa de Definição (ID):

As configurações de impostos seguem uma hierarquia para serem acatadas, onde uma pode sobrescrever a outra, sempre da mais fraca para a mais forte.