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LEAD - Processo de Prospecção (4.1)

Uma LEAD pode ser definido como, alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço. Ou uma prospecção de um novo cliente, onde todos os contatos feitos serão visualizados e gerenciados em uma tela.

1) Para criarmos uma LEAD, vamos abrir a Janela LEAD no sistema, e adicionar os dados do contato ( Cliente ), temos uma Aba de " Atividade " onde podemos adicionar todos contatos que foram feitos com o cliente, para serem consultados / administrados.
file 2) Após um desenvolvimento de interesse do Produto, essa LEAD se torna uma " Oportunidade de Vendas ".
2.1-Para criarmos essa oportunidade, basta clicarmos na engrenagem e executar o processo " Convert Lead ".
file 2.2- Para convertemos essa LEAD em Oportunidade, precisamos adicionar um " Sales Stage " ( Etapa de Vendas ), que pode ser cadastro na Janela de Etapa de Vendas, Podemos criar várias Etapas, e temos que ter uma Etapa que seja com status " Estado de Fechamento ".
file file
2.3) Com o cadastro das Etapas de Vendas criados, podemos vincular um " Sales Stage " para gerar a Oportunidade, no Processo de " Convert Lead ": file
3) Com nossa Oportunidade de Vendas gerada, o sistema automaticamente faz o cadastro de PN ( tipo Cliente / Perspectiva ), nessa Janela vamos administrar nossa Oportunidade de Vendas, onde podemos adicionar Cotações/Pedidos, Atividades, alterar o Status " Sales Stage ", fatores de Probabilidades e valores, Descrição e Comentários.
file 4) Quando o cliente ( Prospectiva ) solicitar uma Cotação/Orçamento, fazemos uma Ordem de Vendas com o TdD desejado, e vinculamos essa Ordem de Venda com a Nossa Oportunidade:
file 5) Podemos ter vários Orçamentos / Cotações que sofreram alterações de Valores ou Produtos para essa única Oportunidade, assim que concluirmos uma Cotação/Pedido, vamos vincular ela em nossa oportunidade, e assim é liberado os Campos de " Data de Fechamento " e " Custo ", para serem adicionados.
file 6) Vinculada a Cotação/Pedido combinada com o cliente, e seguindo o Fluxo da Ordem de Vendas/Contratos, mudamos o Status " Sales Stage " que se encaixa como Fechado, para nossa Oportunidade.
file Dicas:
1- Efetuar o cadastro de Etapa de Vendas ( Sales Lead ) antes de começar os processos.
2- Após finalizar uma Oportunidade que se concretizou em Venda, deixar o cadastro do PN como tipo Cliente apenas e retirar o Flag Perspectiva.
3- Uma oportunidade pode ter várias Atividades e Cotações/Pedidos, para acompanhamento de todo processo.