Pedido com Pagamento Antecipado
As operações com pagamento antecipado é muito comum tanto para compra (paga primeiro e recebe o material depois), como para venda (recebe primeiro e entrega a mercadoria depois).
Para gerar um pedido ou ordem de venda do tipo pagamento antecipado, siga os passos abaixo:
- Precisa ter configurado um tipo de documento, onde o 'Sub Tipo PV' seja 'Ordem de Pagamento Antecipado':
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Depois de configurado o tipo de documento, abra a janela de Ordem de venda ou Pedido de compra, selecione o tipo de documento de pagamento antecipado.
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Faça o preenchimento dos dados da ordem venda ou pedido e complete o documento. O estado do documento ficará como Esperando Pagamento:
- Para criar o recebimento/pagamento da ordem/perdido, abra a janela Pagamento/Recebimento. Preencha no campo Pedido o número da ordem/pedido, ao preencher o pedido, o campo Parceiro de Negócios e Valor do Pagamento serão preenchidos automaticamente:
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Complete o documento, ao completar o pagamento/recebimento o estado da ordem/pedido, ficará como completado.
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Para ordem de venda, ao completar o recebimento já libera para faturar:
Caso não queira que libere para faturar antes de gerar expedição, no tipo de documento configure a regra de fatura como Após entrega.
Para gerar a expedição acesse o formulário Gerar Remessas Detalhada (manual).
Caso queira que gere a expedição automática ao completar, no tipo de documento marque as flags remessa automática e completar expedição para completar.
E para Pedido de compra, depois de completado basta gerar o recebimento de material à partir do pedido e gerar fatura à partir do recebimento de material.
- Depois de gerada a fatura, abra a janela de Alocação de Pagamentos e aloque o pagamento/recebimento contra a fatura.