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Pedido com Pagamento Antecipado

As operações com pagamento antecipado é muito comum tanto para compra (paga primeiro e recebe o material depois), como para venda (recebe primeiro e entrega a mercadoria depois).

Para gerar um pedido ou ordem de venda do tipo pagamento antecipado, siga os passos abaixo:

  1. Precisa ter configurado um tipo de documento, onde o 'Sub Tipo PV' seja 'Ordem de Pagamento Antecipado':

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  1. Depois de configurado o tipo de documento, abra a janela de Ordem de venda ou Pedido de compra, selecione o tipo de documento de pagamento antecipado.

  2. Faça o preenchimento dos dados da ordem venda ou pedido e complete o documento. O estado do documento ficará como Esperando Pagamento:

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  1. Para criar o recebimento/pagamento da ordem/perdido, abra a janela Pagamento/Recebimento. Preencha no campo Pedido o número da ordem/pedido, ao preencher o pedido, o campo Parceiro de Negócios e Valor do Pagamento serão preenchidos automaticamente:

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  1. Complete o documento, ao completar o pagamento/recebimento o estado da ordem/pedido, ficará como completado.

  2. Para ordem de venda, ao completar o recebimento já libera para faturar:

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Caso não queira que libere para faturar antes de gerar expedição, no tipo de documento configure a regra de fatura como Após entrega.

Para gerar a expedição acesse o formulário Gerar Remessas Detalhada (manual).

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Caso queira que gere a expedição automática ao completar, no tipo de documento marque as flags remessa automática e completar expedição para completar.

E para Pedido de compra, depois de completado basta gerar o recebimento de material à partir do pedido e gerar fatura à partir do recebimento de material.

  1. Depois de gerada a fatura, abra a janela de Alocação de Pagamentos e aloque o pagamento/recebimento contra a fatura.

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