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Statera

Primeiro Passo é verificar se sua balança está comunicando com computador que será instalado o Statera, para isso utilizaremos o Putty para testar:

faça o Download do mesmo:

Putty

Após conectar o cabo da balança ao computador e instalar seus devidos drivers

Vamos verificar se o mesmo foi instalado corretamente:

Iniciar -> Painel de Controle -> Gerenciador de Dispositivos

  • OU - Clique com o botão direito em Meu Computador e selecione: Propriedades -> Gerenciador de Dispositivos

Depois expandir: Portas (COM & LPT) O adaptador serial deve ser listado:

putty

Abra o PuTTY e clique em Serial na categoria: Conexão .

Edite as configurações, por exemplo: COM1, 4800, 8, 1, Paridade (Parity) Nenhum. Controle de fluxo (Flow control): Nenhum. (Utilize a porta apresentada no Gerenciador de Dispositivos)

file

Selecione Categoria: Sessão (Session), clique no botão de opção Serial,

file

Se você deseja salvar esta sessão, digite um nome em Sessões salvas e clique em Salvar (save).

Isso garantirá que você tenha acesso rápido às sessões mais usadas. As configurações são salvas no PuTTY, portanto, copiar o aplicativo para uma máquina diferente também copiará as sessões salvas.

Clique em Abrir (OPEN) e uma sessão Serial será iniciada.

Pegue qualquer objeto e coloque na balança!

na tela que abriu deverá apresentar informações, print como exemplo:

file

Antes de começar a configuração certifique-se dos seguintes softwares estarem instalados:

Java 8

Apache Tomcat 8.0.41 (Atenção para qual porta foi instalado o Tomcat, pois será necessária posteriormente) Tomcat

Primeiro é necessário que o arquivo war do Statera seja executado pelo Tomcat :

  1. Faça o download do aplicativo statera que está disponível no link http://misc.devcoffee.com.br/files/statera.war
  2. Entre no diretório de instalação do Tomcat e coloque o arquivo war baixado no diretório webapps

Fazendo os passos acima, sempre que o Tomcat for executado o Statera já estara rodando em seu localhost.

Agora o Tomcat deve ser configurado para ser iniciado automaticamente assim que a máquina for ligada:

  1. Abra a tela de configurações de serviços do Windows: 1.1. Aperte Win + R para abrir o executar e digite services.msc 1.2. Ou abra o menu iniciar do Windows e digite Serviços

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  1. Encontre o serviço Apache Tomcat e defina-o como Tipo de iniciação: Automática e caso ele esteja pausado, inicie-o.

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Pronto. Já é possível acessar localhost:(PortaConfiguradaTomcat)/statera Ps. Se a porta configurada foi a 80, não é necessário digitá-la.

Essa é a tela inicial do Statera:

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Para que seja possível o login ao sistema é necessário configurar o banco de dados do Statera os parâmetros de WebService:

  1. Clique no ícone de (?) Irá abrir uma janela com 2 campos, Range de ID e senha, esses campos são configuráveis de acordo com cada cliente, então é necessário entrar em contato com o suporte da dev&Co. para se informar dos valores. Estes valores também podem ser encontrados no ticket #11916.

  2. Clique em Configurações:

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Definição dos campos:

  • Campo 1: Indica qual vai ser o servidor que o Statera irá enviar as requisições webservice, Ex. https://teste.brerp.com.br
  • Campo 2: ID da Organização (Necessário para Login)
  • Campo 3: ID da Empresa (Necessário para Login)
  • Campo 4: ID do Perfil (Necessário para Login)
  • Campo 5: ID do armazém (Necessário para Login)
  • Campo 6: Idioma (Padrão pt_BR, necessário para Login)

Depois de todos os campos configurados, clique em Salvar

Feita essas configurações já é possível logar no Statera, voltando na tela inicial e inserindo um usuário e senha que tenha o perfil que foi cadastrado nas configurações.

O próximo passo é configurar a impressora e a balança:

  1. Entre com seu usuário e senha na tela de login.
  2. Clique no botão Opções no topo da tela.
  3. Irá abrir a seguinte janela de configuração:

file

Definição dos campos:

  • Campo 1: Nome da porta serial na qual está conectada com a balança
  • Campos 2,3,4 e 5: Configurações de comunicação com a balança (Valores padrões estão na imagem)
  • Campo 6: Caminho compartilhado da impressora (Ex. \NOMEPC\NOMEIMPRESSORA)
  • Campo 7: Tabela na qual vão ser vinculados os apontamentos (1500551 => Plano Mestre Produção)
  • Campo 8: Número da balança, usado pelo BrERP para gerar o código de barras da etiqueta
  • Campo 9 e 10: Posicionamento x e y da etiqueta na folha de impressão, usado caso ocorram desenquadramentos na impressão
  • Campo 11 e 12: Usado para liberar o botão de leitura teste na janela principal, usado em fase de implantação
  • Campo 13: Configuração de etiqueta no BrERP que reflete a etiqueta que irá ser gerada pelo Statera, utilizar a ID da etiqueta configurada dentro do BrERP.
Atenção ao campo 6, é necessário que a impressora esteja compartilhada para que o Statera consiga enviar comandos para impressão.

Com todos esses campos configurados, clique em Aplicar Alterações e reinicie o serviço do Statera.

Pronto, o Statera já está pronto para ser usado.

Possíveis problemas e soluções:

Quando o usuário entra em localhost/statera e aparece que não foi possível acessar a página Solução: Provavelmente o serviço do Tomcat não está iniciado. Verifique o tutorial acima para ver como iniciar o processo.

Quando o usuário não consegue logar no Statera Solução: Verifique se o usuário tem acesso ao perfil que foi configurado no Statera

Quando houver erro é de estar faltando a coluna isCompleted. Solução: verifique o Ticket #11916