Procedimentos e configuração de documentos de importação de produtos
O artigo abaixo visa orientar o usuário na configuração e imput da dados de processos de importação .
1. Configurando o ambiente 1.1 - Acessar a Janela de Impostos Brasil e configurar os impostos na modalidade de importação levando em consideração se o imposto será ou não incluso no valor da mercadoria.
1.2 - Ajustar as fórmulas dos impostos. O exemplo abaixo esta baseado em um importação por conta própria e com lançamentos de todos os impostos a partir do VLME
1.2.1-PIS
(AMT+FREIGHT+INSURANCE )
1.2.2 - COFINS
(AMT+FREIGHT+INSURANCE )
2.1.2.3 - IPI
((1-IPIREDBC)*((AMT+FREIGHT+INSURANCE)+((AMT+FREIGHT+INSURANCE)*II)) )
1.2.4 - ICMS
((((AMT+FREIGHT+INSURANCE) + ((AMT+FREIGHT+INSURANCE)*II) + ((((1-IPIREDBC)*(AMT+FREIGHT+INSURANCE)) + ((AMT+FREIGHT+INSURANCE)*II))*IPI) + ((AMT+FREIGHT+INSURANCE)*PISPROD) + ((AMT+FREIGHT+INSURANCE)*COFINSPROD)) + ICMSPRODSISCOMEX)/(1-ICMSPROD))
1.2.5 - II
(AMT+FREIGHT+INSURANCE )
1.3-Após os ajustes nas fórmulas e correta amarração no imposto Brasil nos tipos de transação, deve -se criar um tipo de documento de pedido de compra específico para a operação. No tipo de documento deve criar as configurações de CFOP, criar e amarrar uma fatura de específica e em ambos configurar o crédito de imposto da operação.
Observar que na linhas de CFOP foram configurados os impostos credores :
COF_IMPOSTO_ICMS_PROD -> Crédito de icms
COF_IMPOSTO_PIS_PROD -> Crédito de Pis
COF_IMPOSTO_COFINS_PROD -> Crédito de Cofins
COF_IMPOSTO_IPI -> Crédito de IPI
As variáveis correspondem a parâmetros no configurador do sistema, que apontam para os impostos Brasil.
Devem ser utilizados em letras maiúsculas e separados por ;
1.4 - Após criado o tipo de documento, aconselha-se a criar uma taxa específica para a importação e amarrar nos documentos de pedido de compra e fatura fornecedor.É fundamental que na taxa esteja o II e demais impostos que irão transitar no documento.
Um outro fato importante ao configurar as taxas é a configuração das contas contábeis credoras e devedoras na operação de recuperação de imposto
2 - Entrando com documentos
As operações de entrada de documentos de importação devem seguir o rito normal da plataforma BrERP
Pedido de Compra (Formaliza a compra e deve amarrar a DI )
Recebimento de Material (Entrada da mercadoria no estoque)
Faturar Fornecedor (Formaliza a entrada financeira efetua confronto de custo)
Documento Fiscal (Documento acessório ao fisco)
Transmissão e Autorização ao Fisco
Impressão documento fiscal
**2.1- Ao se digitar um pedido de compra com o tipo de transação importação, abas são habilitadas na linha do produtos para que se possa amarrar a DI, dessa forma a DI deve ser cadastrada previamente.
**2.2 -Após amarração e as alíquotas de impostos corretamente ajustadas na linha do produto, basta dar seguimento.
Observações: O valor do sicomex deve ser informado no Icms para compor os valores de cálculos. Outro ponto importante é o lançamento do valor do produto utilizando conceito do VLME + despesas de importação que incorporam da base de cálculo dos tributos . As demais despesas (pós nacionalização, não incorporadas na bas), fretes e seguros deve, ser lançados em seus respectivos campos. O siscomex deve ser lançado nas despesas novamente.
**2.3 -Após lançado ao pedido de compra , efetuar o recebimento, efetuar o faturamento do pedido e posteriormente o documento fiscal para envio.
*Observações: Antes de transmitir o documento fiscal deve ser ajustado o valor total do documento conforme regras do manual Manual de Orientação do Contribuinte - Versão 6.0 de Setembro - 2015 - Bloco de XML W- Total da NFE - Regras de validação W16-xx , as quais deve prestar atenção a W 16-10
Veja exemplo de Danfe Autorizada: