Pular para o conteúdo principal

Guia de Uso do Planilhador

Inicio do Planilhamento

No formulário Planilhador, é possível descrever todo o projeto detalhadamente. Primeiro, é necessário preencher os campos que indicam os dados do cabeçalho do Planilhamento:

CampoDescrição
Parceiro de NegóciosCliente relacionado ao projeto
Localização do ParceiroEndereço ou local físico vinculado ao Parceiro de Negócios onde será aplicado o projeto
ProjetoIdentifica o Projeto associado à Localização do Parceiro
Representante de VendasRepresentante comercial responsável pelo atendimento ao Parceiro de Negócios
UDMIdentifica a Unidade de Medida utilizada em todo o planilhamento. Por padrão é utilizada a UDM Metro(s)
Lista de PreçoPreenchimento opcional, utilizada para calcular o preço dos elementos
nota

Caso o planilhamento seja apenas para orçamento, pode-se utilizar um Parceiro de Negócios padrão.

file

Inclusão de Elementos

Após preencher esses campos iniciais e salvar o planilhamento, os elementos desejados podem ser incluídos, informando:

CampoDescrição
ElementoItem que será planilhado, associado a um cadastro com fórmulas de cálculo
MorfologiaVariante morfológica do elemento, podendo ser entre Agregado, Armado, Corte e Dobra, Soldado, entre outros
Fator de Conversão da BitolaCadastro utilizado como diretriz para converter bitola nominal em peso real, utilizado no cálculo de peso (Kg/m). Exemplo: NBR
FolhaCampo opcional para agrupamento ou controle interno (ex: "Folha 01", "Folha A")
EtapaCampo opcional para controle de fases do projeto ou execução (ex: "Montagem", "Corte")
QuantidadeQuantidade de unidades do elemento que será utilizada no projeto

Na sequência será necessário informar os parâmetros do elemento inserido. Após salvar o elemento, o cálculo de comprimento e peso é feito automaticamente e apresentado na lateral esquerda do Planilhador.

file file file

Processos

No formulário também foram alocados os seguintes processos:

file

Gerar Ordem de Venda

Se houverem elementos inseridos no planilhamento, é possível gerar uma Ordem de Venda ou Orçamento, conforme o Tipo de Documento selecionado. A Ordem de Venda pode para um elemento, para vários específicos, ou para todo o planilhamento feito.

file

Todo o planilhamento realizado no formulário é exibido na janela Planilhamento, sendo apenas para consulta, visto que todas as alterações devem ser feitas através do formulário. Elementos que já possuem Ordem de Venda gerada não poderão ser alterados no planilhamento sem antes Anular ou Excluir a Ordem de Venda gerada a partir do planilhamento.

file file

Copiar Linhas

Possibilita copiar elementos de outro planilhamento para o planilhamento atual.

Imprimir Resumo

Imprime um resumo do planilhamento que detalha os elementos utilizados ou uma impressão por item selecionado. Pode ser impresso em linhas ou em bloco por elemento.

Impressão Planilhamento:

file file

Impressão em linhas:

file file

Imprimir Etiqueta

Relatório disponibilizado para impressão de etiquetas dos elementos do planilhamento com os seguintes parâmetros:

  • Modelo de Etiqueta:
    • Padrão 105 mm x 120 mm;
    • Padrão 110 mm x 76,96 mm;
    • Padrão 120,65 mm x 70 mm;
    • Padrão 141,37 mm x 90 mm;
  • Elemento: multi seleção, não obrigatório (se não selecionado nenhum elemento, serão impressos todos);
  • Imprimir Descrição do Elemento.

file