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Gestão de Parceiro de Negócios

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A Gestão de Parceiro de Negócios é um dos cadastros fundamentais do sistema. Para o sistema um Parceiro de Negócios pode ser classificado como: clientes, fornecedores, funcionários e representante de vendas. Todos os cadastros do BrERP tem algum vínculo com esse cadastro. Na venda, por exemplo, temos o cliente e o representante de vendas, que são registros originados do cadastro de parceiros.

Em uma implantação do BrERP o primeiro módulo usado é o de Parceiros, onde são cadastrados os usuários do sistema e representantes de vendas. A questão que surge é: Por que o cadastro de usuários é feito no módulo de Parceiros? Bom, funcionários da empresa são usuários do sistema, correto? Se é assim então devemos ter um usuário associado a cada funcionário da empresa, que é cadastrado no módulo de Parceiros.

O mesmo vale para representante de vendas, que sendo funcionários da empresa ou não, também são cadastrados no módulo de Parceiros e também podem ter usuários associados. O BrERP ainda permite que possa se criar um usuário para um cliente, de modo que o cliente possa ter acesso ao sistema também para, por exemplo, consultar o andamento dos seus pedidos.

A janela de Cadastro de Usuários é uma das que contém mais campos mas o seu uso é bastante intuitivo, pois os campos que temos são comuns a maior parte dos sistemas de gestão que encontramos.

Fluxo de Cadastro de Parceiro de Negócios - Gestão de Parceiro de Negócios

O fluxo de trabalho Gestão de Parceiro de Negócios, auxilia na criação do cadastro de parceiro.

Configuração

Os passos a seguir devem ser executados antes de realizar qualquer processo:

  • Grupo de Parceiros
  • Saudação
  • Condição Pagamento/Recebimento
  • Programação de Fatura
  • Cobrança
  • Importação de Parceiro
  • Parceiro de Negócios

Nota: O Parceiros de Negócios precisa ser configurado antes de qualquer operação no sistema.

Grupo de Parceiros

A janela de Grupo de Parceiro de Negócios, permite que você defina os parâmetros no nível de grupo. Você pode classificar os parceiros de negócios como vendedores, clientes ou funcionários. Ou você pode ser mais específico, que pode ser útil na área de contabilidade ou relatórios. Você pode querer diferenciar entre seus revendedores, usuários finais, fabricantes, empresas de exportação etc. Se você definir os parâmetros de contabilidade para um grupo, qualquer parceiro de negócios inseridos usando este grupo terá esses parâmetros contábeis automaticamente lançadas. Você pode então fazer as modificações necessárias no nível do parceiro de negócios.

Os Grupos de Parceiros de Negócios, também podem ser utilizados ao selecionar faturas a serem pagas. Por exemplo, se você tem vários fornecedores que são pagos, você poderia defini-los como um único Grupo de Parceiros de Negócios e selecionar esse grupo quando você gerar seus pagamentos.

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Condição de Pagamento/Recebimento

Use a janela do prazo de pagamento para definir as condições de pagamento que devem ser utilizadas para o parceiro de negócios específico. Uma vez definido essa informação será alimentada em Ordem de Venda, Pedido de Compra, Fatura (Cliente) e Fatura (Fornecedor)

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Parceiro de Negócios

A janela de parceiro de negócios permite que você defina qualquer uma das partes com quem fazer negócios. Isso inclui clientes, fornecedores e funcionários. Antes de entrar ou importar produtos, você deve definir seus fornecedores. Antes de gerar pedidos, você deve definir o seu Clientes. Esta janela contém todas as informações sobre o seu parceiro de negócios, e os valores inseridos serão utilizados para gerar todas as transações de documentos.

Como citamos é uma janela com muitos campos e abas. Vamos ao conceito de cada Aba:

  • Parceiro de Negócios: aba com os dados básicos do parceiro
  • Cliente: se for um cliente devem ser cadastrados dados relativos ao cliente
  • Fornecedor: para indicar se é um fornecedor e os dados associados aos fornecedores
  • Funcionário: para indicar se é um funcionário e/ou representante de vendas
  • Conta Bancária: inclusão de dados de conta bancária
  • Localização: Cadastro dos endereços do parceiro
  • Contato (Usuário): cadastro de contatos/usuários desse parceiro
  • Acesso ao PN: aba de somente leitura que mostra os parceiros associados ao contato
  • Área de Interesse: áreas de interesse do contato
  • Retenção: aba para configuração de retenções nos pagamentos desse parceiro

Na aba principal vale a pena destacar alguns campos:

  • Nome e Nome2: esses campos podem ser usados como Nome de fantasia e Razão Social respectivamente.
  • Alguns campos nessa aba são desnecessários, como D-U-N-S e NAICS.
  • Os campos de CNPJ/Inscrição Estadual só são mostrados se o idioma escolhido no campo Idioma for Português, tal como na tela exemplo acima.
  • Selecione uma lista de preço (venda) a ser utilizado para parceiro de negócios no qual será utilizada em Ordem de Venda, Fatura (Cliente). Caso nenhuma lista for definida, a lista padrão de preços padrão setada no cadastro de lista de preço é definida nas operações descritas.
  • Selecione um esquema de desconto a ser utilizada para parceiro de negócios o qual será utilizada em Ordem de Venda, Fatura (Cliente). Caso nenhum esquema de desconto for definida, o esquema de desconto definido no cadastro de esquema de desconto é definida nas operações descritas.
  • Selecione uma lista de preço (compra) a ser utilizado para parceiro de negócios no qual será utilizada em Ordem de Venda, Fatura (Fornecedor). Caso nenhuma lista for definida, a lista padrão de preços padrão setada no cadastro de lista de preço é definida nas operações descritas.
  • Selecione um Estado de Crédito disponível que será utilizado nas validações de limite de crédito quanto a venda: Os estados de créditos são:
  • Cancelar Crédito: Bloqueia a venda para o parceiro de negócios
  • Crédito OK: Libera a venda independente do saldo devedor ou credor do parceiro, porem se ultrapassar o Limite de Crédito o sistema automaticamente muda para "Segurar Crédito".
  • Observar Crédito: Defini um valor no campo Limite de Crédito onde será utilizado para verificar a venda
  • Segurar Crédito: Não deixa quem uma Fatura seja finalizada
  • Sem Verificação de Crédito: Permite vender sem limite de crédito

Nota: Se um valor não for inserido, em seguida, 90% é utilizado.

Uma das características do cadastro de parceiro de negócios esta relacionada aos campos abaixo. Esses campos são determinantes para a correta geração de impostos relacionadas a venda ou compra de mercadoria.

  • Tipo de Parceiro: Define se o parceiro é Pessoa Física ou Jurídica
  • CNPJ/CPF : Identificação única do parceiro
  • Indicador da IE : Define se o parceiro é contribuinte ou não do ICMS
  • IE : Nr. da Inscr. Estadual do parceiro
  • Cod. Regime Trib. : Código do Regime Tributário {Simples Nacional; Simples Nacional – excesso de sublimite de receita bruta; Regime Normal}
  • Tipo de Transação: Defini se é consumidor final, revenda ou outros sendo ponto importante no tratamento fiscal
  • Modelo da NF : Modelo da Nota Fiscal padrão do parceiro

Custódia : Defini o método de cobrança

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