Encerramento de Saldo de Ordem de vendas
As ordens de venda sofrem diversas ações e são bases para geração de diversos outros documentos no sistema (expedição, documento fiscal, faturas, etc), assim quando um pedido possuí saldo a entregar e o mesmo não será mais entregue, sistema permite que o usuário realize o fechamento do Pedido.
- Insira o motivo de encerramento.
- Após digite uma observação.
- Salve o documento.
- Vá na engrenagem (Processo) e selecione a Ação do Documento, Fechar.
Ao utilizar a funcionalidade FECHAR, o sistema irá independentemente da existência de documentos pendentes, estornados ou completados, zerar as quantidades de saldos do pedido, assim como liberar os empenhos. No caso de existirem documentos relacionados ao pedido encerrado e serem completados posteriormente, poderão gerar informações negativas no sistema.
Assim, ficará a cargo do administrador do sistema dar permissão os usuários para utilizar essa rotina, sendo o usuário responsável por checar o real andamento do pedido antes de fechá-lo.
Observação: Não se deve utilizar em hipótese alguma a opção anular para encerramento de saldo de pedidos que contenham algum tipo de documento gerado.