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Gestão de Vendas

Gestão de Vendas lida com todas as atividades relacionadas ao processo de vendas ao cliente e relatórios correspondentes.

Esta área de aplicação do BrERP aborda a Ordem de Expedição e Faturamento, partes do fluxo de negócios de Ordem de Pagamento e do fluxo de negócios Devolução de Cliente.

Seis tipos de documentos são predefinidas no processo de pedido de vendas. Você também pode definir seus próprios tipos de documentos. O tipo de documento determina a sequência do documento e o nome, que pode ser traduzido se você estiver usando documentos multilíngues. Além disso, o tipo de documento indica quais operações (classificações de venda) é permitido utilizar.

Você pode querer distinguir entre diferentes tipos de documentos, por exemplo, Venda Balcão, Revenda, Remessa de Mercadoria e etc. Isso é útil pois permite criar tipos de documentos específicos para diferentes situações. Você pode derivar a categoria GL do tipo de documento. Assim, informação também pode ser feito a partir dessa perspectiva permitindo a utilização de diferentes sequências de numeração

Os seguintes tipos de documentos são predefinidos:

  • Proposta: proposta que não reserva, que pode ser convertido manualmente para qualquer outro tipo de documento de vendas.
  • Cotação: cotação que reserva, automaticamente estoque e podem ser convertidos em qualquer outro tipo de documento de vendas.
  • Ordem de Venda: reserva automaticamente estoque. Expedição e fatura pode ser gerado manualmente ou em lote. As faturas também podem ser gerados com base em um cronograma definido.
  • Ordem de Armazém: os materiais são separados junto com uma nota de entrega. Este tipo gera automaticamente uma remessa ou entrega.
  • Pedido de Crédito: Uma vez que os produtos são separados é liberado o pagamento manualmente e a partir desse momento você pode expedir e faturar a mercadoria.
  • PDV: Este tipo de documento é mais flexível. Todo o processo de expedição/fatura é gerada automaticamente. Ficando apenas a questão financeira a ser tratada.
  • Pagamento antecipado: O pagamento é feito relacionando a Ordem de Venda no recebimento. Após o recebimento é feito a nota fiscal e expedição são gerados automaticamente. Este tipo é geralmente utilizado em lojas de Web.

Eles podem ser renomeados e copiados de acordo com suas necessidades.

Quando uma remessa é gerada automaticamente assume que o produto está em estoque. Se o nível de inventário do sistema é inferior à quantidade de produto fornecido, em seguida, que irá mostrar uma quantidade negativa. Isso é conhecido como uma regra de entrega de 'Força'. Você pode evitar que isso ocorra ao nível do Armazém, marcando a caixa de seleção Não permitir estoque negativo. Quantidades estoque negativo pode ser ajustado através de inventário físico.

Regra Entrega

A regra de envio especifica quando uma ordem deve ser entregue.

Para entregas, as seguintes regras de transporte pode ser definida no nível do cliente (Cliente guia janela Parceiro de Negócios) :

  • Disponibilidade (que é o padrão): o que significa que os embarques são gerados apenas quando há estoque disponível no sistema. Isto permite embarques parciais.
  • Linha completa ou ordem completa: o que significa que a transferência só será gerado quando da linha completa (ou ordem completa) pode ser enviado.
  • Forçar: o que significa que a expedição será gerado independentemente do nível de estoque de inventário (isto pode significar que o nível de estoque vai para um nível negativo).
  • Manual: o que significa que embarques não pode ser gerado através da Gerar Remessa. Devem ser inseridos manualmente.

As mercadorias são automaticamente colocar em ordem pendente quando uma transferência parcial é feita. Isso pode resultar em vários envios.

Regra Fatura

A Regra de Faturamento define como um parceiro de negócios é faturado.

Para gerar faturas, as seguintes regras da fatura pode ser definida no nível do cliente: (guia Cliente janela Parceiro de Negócios).

  • Depois de entrega (que é o padrão): o que significa que as faturas são gerados apenas quando os bens foram entregues.
  • Imediata: o que significa que a fatura será gerada imediatamente, mesmo que as mercadorias não chegaram ao local do cliente.
  • Após Ordem Entregue: o que significa que as faturas são gerados apenas quando toda a ordem está totalmente entregue.
  • Marcar cliente após entrega: o que significa que a fatura será gerada de acordo com o cronograma da fatura do cliente configura (uma vez por mês, a cada semana etc.). Essa opção é útil se houver vários embarques e você só enviar uma fatura por agendamento.

Em uma ordem de venda, a Regra de fatura que está definido para o cliente é a regra Fatura padrão para esse fim. A Regra fatura pode ser alterado na ordem do cliente, se necessário. O sistema verifica o campo Tipo de Documento de Fatura na ordem do cliente Tipo de Documento para determinar qual tipo de documento a ser usado para gerar as faturas.

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Regra de Pagamento

A Regra de Pagamento define como o documento será pago pelo parceiro pagador.

A imagem abaixo define como será o resultado final quando utilizado cada opção de Pagamento X Tipo de Documento Base

Fluxo de Negócios - Gestão de Venda

O fluxo de trabalho Gestão de Venda, gerencia o ciclo de vida de um processo de vendas.

Devido a complexidade e diferentes perfis envolvidos é conveniente dividir a Gestão de Vendas em dois sub-processos.

1. Ordem de Expedição: processo começa quando um cliente solicita a cotação ou encomendas de bens, até o momento do setor de armazém aos navios de mercadoria.

2. Fatura de Cliente: Continua o sub-processo anterior por entregas de faturamento do cliente e fechamento por receber os pagamentos dos compradores.

Configuração

Os passos a seguir devem ser executados antes de realizar o processo:

  • Vendas de Produtos
  • Configuração de Preços
  • Parceiro de Negócios (Clientes)
  • Configuração do Tipo de Documento de Cotação de Vendas

Produtos para a venda, necessitam ser configurados antes de qualquer aplicação de vendas. Cada produto que está sendo vendido, precisa ter um preço definido na lista de preço, a fim de ser selecionável em qualquer documento de transação como uma Ordem de Venda ou um Nota Fiscal de Venda.Nota: Consulte Preço, Configuração de Produto e Produto para obter mais informações

Nota: Consulte Preço, Configuração de Produto e Produto para obter mais informações; Parceiros de Negócios precisam ser configurados antes de qualquer venda. Toda venda pode se transformar automaticamente em uma cotação de venda ou pedidos de venda.

Nota: Consulte Configuração de Parceiro de Negócio e Parceiro de Negócios para mais informações. Finalmente a “Cotação”, Tipo de Documento requer um tipo de documento de ordem de venda, a ser definido para permitir a conversão de uma cotação de venda em uma ordem de venda.

Nota: Não é necessário realizar qualquer outra configuração adicional para a Gestão de Vendas.

Execução

Em Gestão de Vendas o processo de negócio é executado da seguinte forma.

Cliente pode pedir diretamente para uma ordem de venda ou solicitar uma cotação. Se o Parceiro de Negócio solicitar o setor de Cotação de Vendas.

  • Cria um novo documento na janela de Cotação de Vendas e visualiza o campo Parceiro de Negócios. Se o Parceiro de Negócios não existe, ele é inserido ao sistema na janela do Parceiro de Negócios.

  • Em seguida, o setor de vendas preenche a janela de Cotação de Vendas. O documento de transação é definido como “Cotação” por padrão. E continua, adicionando cada linha de produto com um produto, quantidade e se necessário atributos(tamanho, a ou cor, numero de série etc).

  • Uma vez que o documento é finalizado, ele passa a ser ser Reservado. O status do documento da cotação muda para a fase de avaliação. A citação pode ser impressa e enviada ao parceiro de negócios via E-Mail ou Fax.

  • Quando a cotação é Aceita pelo parceiro de negócio, uma ordem de venda pode ser criada com base nessa cotação. Quando isso é feito o status da cotação muda para “Fechado - Ordem Criada” e a ordem de venda pode ser impressa e enviada ao parceiro de negócio.

Se o parceiro de negócio faz um pedido diretamente ao setor de Vendas:

  • Cria-lo com a mesma janela de Ordem de Venda setando o documento de transação para o tipo desejado. As linhas são preenchidas, como no caso da cotação. Uma vez que a ordem de venda está pronta, ela é processada pressionando o botão 'Completar'

  • Quando a ordem de venda é processada, reserva-se o material para seu embarque.

Setor de Armazém:

  • Procura pedidos pendentes para a preparação na janela Gerar Remessa (Manual) ou com a ajuda dePedidos em Aberto.

  • O setor de armazém pode criar remessas de duas formas:

  • Com a Janela Gerar Remessa (Manual): Cria uma remessa completa para as ordens de vendas selecionada.

  • Com a Janela Expedição na qual os funcionários do Armazém cria o envio de forma manual.

  • Concluído a expedição atualiza as informações de estoque, e assim pode ser enviado para criar os lançamentos contábeis da expedição.

O setor financeiro pode gerar faturas de diferentes maneiras:

  • Com a janela Gerar Faturas / Notas Fiscal (Manual), na qual gera faturas em massa para todos os pendentes a faturamento. Nesse momento é criado o Documento Fiscal que servirá para transmissão de Nota Fiscal.

  • Com a janela de Fatura (Cliente), na qual o setor financeiro cria faturas de forma manual

Limite de crédito para o Parceiro de negócios:

  • Cada parceiro de negócios pode ser configurado com um limite de linha de crédito. Quando o limite de crédito do cliente é excedido uma mensagem com a informação correspondente é mostrada ao usuário.

Assim o BrERP auxilia na análise de risco em aplicar o pedido, ou executar outras ordens.

Fluxo de Negócios - Devolução de Cliente

O fluxo de trabalho Devolução de Cliente, gerencia os processos de negócios para o retorno com crédito de itens de volta dos clientes ou para a Substituição

Configuração

As seguintes opções de configuração estão disponíveis neste processo:

  • Razões de Retorno
  • Estado dos bens
  • Contas para Custo dos Produtos Vendidos(CPV) para Retornos e Receita para Retornos

Execução

Em Gestão de Vendas o processo de negócio Devolução Cliente é executado a seguir:

O cliente pode solicitar uma devolução de material, por qualquer motivo.

O setor de Vendas:

  • Cria um novo documento na janela Retorno de Cliente.

  • E continua adicionando linhas clicando no botão Pick/Editar linhas

    • Pega as linhas de mercadoria de embarque e edita a quantidade que o cliente quer devolver, preço e motivos do retorno.
  • Uma vez que o documento de devolução de material é aceito, deve processa-lo clicando no botão'Book' . O status do documento muda de Rascunho para Reservado.

Setor de Armazém:

  • Cria um novo documento na janela Retorno de Recebimento de Materiais.

  • E continua adicionando linhas clicando no botão Pick/Edit Lines

    • Seleciona as linhas criadas na janela Devolução de Cliente
    • Se necessário edita a quantidade recebida e sua localização
  • Uma vez que o documento é pronto, clicar no botão Completo O status do documento muda deRascunho para Completo.

  • O recebimento, atualiza as informações referentes as ações concluídas.

Setor Financeiro

A fatura desses documentos podem ser realizadas em várias janelas / processos:

  • Com a janela Devolução de Cliente, onde um novo botão Criar Crédito pode aparecer ou não, com base na ordem de compra original. Se a ordem já é faturada, então ele vai estar presente, se não - não vai.

  • Com o mesmo botão Criar Crédito, também é possível criar uma fatura e deixá-la como crédito para ser usado mais posteriormente.

  • Usando o processo Gerar Faturas: Se os termos da fatura é Programação Cliente Após Entrega e as duas ordens de venda e RMAs existem, os grupos de processos de todos eles em uma fatura de venda padrão (não em um Fatura de Retorno de Material de Vendas).

  • Com a Janela de Fatura de Vendas: Escolhendo as linhas ou agrupá-las a partir de ordens de vendas padrão e pedidos de retorno, ou criando Fatura Venda de Devolução de Materiais apenas para ordens de devolução.

  • Com a janela de Fatura de Vendas, criando uma Fatura de Vendas de Devolução de Materiaiscertificando-se que o valor da fatura é negativo.

Relação com Outras Áreas de Aplicação

Gestão de Vendas tem relação com outras áreas de aplicação:

  • Gestão de Armazém: As remessas, tem mudanças de quantidade e ações em seu valor.
  • Gestão de Finanças: Em termos de Gestão de Pagamentos.
  • Requisição de Materiais: Porque as ordens de vendas pendentes são uma das entradas para 'Fatura de Vendas Reversa' Processo de Fatura de Vendas.

Veja abaixo a descrição detalhada de todas as janelas e relatórios da área de aplicação de Gestão de Vendas

Transações

  • Cotação de Vendas
  • Ordem de Venda
  • Remessa de Mercadorias
  • Devolução de Cliente
  • Retorno de Recebimento de Materiais
  • Criação de Remessa a partir de Ordens
  • Fatura de Vendas
  • Criar faturar a partir de Ordens
  • Geração de Fatura

Ferramentas de Análise

  • Vendas Relatório Dimensional
  • Relatório de Embarque
  • Ações para Pedidos em Aberto
  • Pedidos Aguardando Relatório de Fatura
  • Pedidos Aguardando Relatório de Entrega
  • Sales Invoice Dimensional Report Legacy
  • Relatório de Fatura de Vendas.
Configuração
  • Estados dos Bens
  • Causa da Rejeição

Avançado

  • Comissão de Pagamento
  • Relatório de Fatura de Desconto
  • Relatório de Ordens de Venda
  • Relatório de Fatura de Pedidos de Venda
  • Relatório de Entrega de Pedidos de Venda
  • Relatório de Expedição
  • Detalhes da Fatura
  • Relatório de Fatura Cliente
  • Região de Vendas
  • Comissão
  • Canal de Vendas
  • Campanha de Vendas
  • Ponto externo de Vendas