Skip to main content

Programação de Pagamento em documentos de Venda e Compra (4.1)

O primeiro ponto importante sobre as programações de pagamento é que elas não serem excluídas, ou seja, modificações realizadas não são perdidas. Quaisquer mudanças de valor no documento após o mesmo já ter sido programado, irá requerer uma ação do usuário.

Exemplo : Um pedido de vendas tinha um valor de 100,00 e foi programado em 2 vezes (50,00 cada) , após ter programado o usuário decide vender mais 50,00 no mesmo pedido, passando o valor do pedido ser 150,00. Quando usuário tentar completar o pedido, ele irá reclamar que o valor total não bate com a programação de pagamento. Nesse caso o usuário deve complementar o valor nas programações existentes ou então criar uma nova programação.

As Programações de Pagamento passam a funcionar com base na Condição de Pagamento, mas não precisam seguir obrigatoriamente o que foi definido lá, permitindo interferência do usuário nas datas, valores e até quantidade de Programações de Pagamento (Parcelas).

Exemplo : A condição tem programação de 30 e 60 dias, mas o usuário criou uma terceira programação direto na ordem de venda com 90 dias.

Veja abaixo um exemplo da aplicabilidade na ordem de venda :

file

file

Caso utilizada uma Condição de Pagamento que possui Programação, é sempre importante verificar os flags "Programação de Pagamento Válida" no cabeçalho do documento e nos registros de Programação de Pagamento (de fatura e pedido);

Se a Condição de Pagamento, possui ao menos 1 Programação, quando utilizada em um Pedido/Fatura irá permitir que o usuário crie 1 ou N Programações de Pagamento.

Em casos que o usuário queira criar manualmente Programação de pagamento, não é necessário vincular uma Programação de Pagamento à uma Condição de Pagamento (ver imagem acima)
Os flags cálculos de data fixa, dia líquido e após entrega somente funcionam quando existe um vinculo com a Condição de Pagamento na Programação de Pagamento